Planejamento e disciplina são necessários para sair do aluguel e ter a casa própria

A aquisição de um imóvel não pode comprometer o orçamento familiar. A dica de especialistas é não deixar que o valor das parcelas do financiamento ultrapasse 30% da renda familiar

 

Manaus – As pessoas que moram em imóveis alugados sabem que o dinheiro usado no pagamento é um investimento sem retorno. A alternativa para quem está sonhando em sair do aluguel e quer adquirir a casa própria é ter planejamento e disciplina, na avaliação de especialistas.

O valor pago de aluguel, na maioria das vezes, é equivalente ou até superior às parcelas de financiamento de um imóvel, afirma o gerente regional da Direcional Engenharia, Alan Bezerril.

Poupar é uma das ações para quem pretende comprar um imóvel novo (Foto:Eraldo Lopes)

O gerente ressalta que a aquisição de uma casa ou apartamento não pode ser feita por impulso. É preciso planejamento e pesquisa para que o pagamento do imóvel não comprometa o orçamento da família.

A dica é escolher um imóvel que mais se adeque necessidades do consumidor e nunca deixar que o valor das parcelas do financiamento ultrapasse 30% da renda familiar. Se um casal, por exemplo, ganha R$ 4 mil, a sugestão é procurar uma parcela em torno de R$ 1,2 mil.

Alan Bezerril explica que planejar o valor da entrada do imóvel também é importante. É possível usar o valor do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Para utilizá-lo, basta que o trabalhador tenha três anos de carteira assinada. Depois da entrega das chaves, a cada dois anos de contribuição é possível sacar novamente o FGTS para quitar as parcelas do financiamento ou abater do saldo devedor.

As pessoas que desejam comprar um imóvel não devem esperar sobrar dinheiro e, sim, definir prioridades financeiras, diz o gerente. “Liste os gastos e poupe uma quantia mensal para a compra do apartamento, mesmo que isso signifique deixar de fazer ou comprar algo. O sacrifício é válido”, destaca Bezerril.

Outra dica do gerente regional é considerar todos os custos do financiamento do imóvel. “É preciso analisar muito bem o contrato para não ser pego de surpresa por taxas inesperadas”, afirmou.

Entre as vantagens de se planejar para a compra do imóvel é que, em longo prazo, o imóvel será valorizado. Ao contrário de outros investimentos, como automóvel, o imóvel não sofre depreciação no valor.