Produção de veículos no Brasil registra aumento de 7,4% em outubro

O setor de máquinas agrícolas e rodoviárias, menos afetado que o de autoveículos, teve crescimento de 9% na produção

Manaus – Levantamento realizado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) revela que a produção no mês de outubro foi de 236.468 autoveículos, um aumento de 7,4% quando comparado com setembro. O mercado interno fechou o mês com 215.044 unidades licenciadas, elevação de 3,5% sobre o mês anterior, com retração de 15,1% sobre outubro do ano passado.

Segundo a Anfavea, as exportações tiveram uma sensível reação em outubro, graças à retomada de mercados vizinhos após uma prolongada quarentena. Foram enviados ao todo 34.882 autoveículos, crescimento de 14,3% sobre setembro e de 16,4% sobre outubro de 2019. O encolhimento acumulado em 2020 é de 34,2%, ante a projeção de -34% feita pela associação.

Produção de veículos no Brasil registra aumento de 7,4% em outubro (Foto: Divulgação)

O levantamento mostra que o setor de máquinas agrícolas e rodoviárias, menos afetado que o de autoveículos, teve crescimento de 9% na produção (4.919 unidades) em relação ao mês de setembro deste ano. Boa parte desse incremento se deveu às exportações de 901 unidades, 21,1% a mais que no mês no anterior.

A recuperação do setor em novembro e dezembro promete ser ainda maior. A vendas de veículos deve aumentar ainda mais com as promoções da Black Friday, lançadas durante todo o mês de novembro, além do dinheiro injetado na economia com o pagamento do 13° salários dos trabalhadores. Nos sites das concessionárias há várias promoções de caminhonetes à venda e demais modelos.

Anúncio