Profissionais estimam crescimento na área da beleza neste segundo semestre no AM

Senac AM oferta última turma do ano do curso de cabeleireiro na unidade do Centro

Manaus – O segundo semestre do ano é reconhecido como o melhor período para o comércio, e a tendência deve continuar. Para além das prateleiras, o setor da beleza também estima crescimento para os próximos meses, afinal, o avanço da vacinação enche de esperança os profissionais desse e dos demais segmentos. O Senac AM se prepara para realizar a última turma do ano do curso de cabeleireiro na unidade do Centro.

A pandemia da Covid-19 impossibilitou muitos trabalhadores de exercerem suas atividades, foi o caso da cabeleireira Ana Sales, que empreendeu e montou o “Espaço Elas”, em 2019. Ela, que é egressa do Senac e atua há 3 anos no segmento da beleza, conta como foi trabalharno período pandêmico.

“O início da pandemia foi um pouco difícil. Eu engravidei e gestante é um público de risco, só que também não podia parar de atender porque as clientes me procuravam.. Na pandemia também fiquei em casa sem atender uns dois meses. Depois comecei a atender a domicílio, com todo cuidado e seguindo os protocolos de saúde. No meu ponto, só atendia uma cliente por vez, com porta fechada, não podia acompanhante, a não ser idosa”, relembra.

A profissional aproveitou o período para aprimorar os serviços, afinal, a diferença está na entrega do produto, como ela reforça.

“Tem muita concorrência e cada vez você tem que tá fazendo reciclagem, fazendo curso, se qualificando. Hoje em dia as técnicas são melhores, os conhecimentos são mais profundos, o estudo é mais rigoroso. Se a profissional não procurar melhorar, não vai ter uma clientela boa, um resultado bom e qualidade no seu trabalho, que é o que buscamos dar para o cliente”, destaca.

De acordo com a professora do Senac, Andrea Ferreira, esse é o pensamento estimulado nas salas de aula do curso de cabeleireiro, que vão além das habilidades relacionadas a hidratação e reconstrução capilar ou saúde dos cabelos, e, até mesmo, manipulação de produtos químicos.

“Os alunos procuram se destacar na área, inovar, desenvolver as habilidades como atendimento, conhecer o mercado da beleza, criar sua independência financeira. Os alunos têm essa expectativa. O curso de cabeleireiro prepara o profissional para as oportunidades de trabalho e para o empreendedorismo”, reforça a docente.

Crescimento

Dona do ‘Espaço Elas’, a empresária e cabeleireira Ana Sales acredita que o cenário para o segundo semestre será de resultados positivos.

“As minhas expectativas são as melhores, creio que esse ano vai ser melhor que o ano de 2020, que o crescimento de clientes vai ser muito bom e estamos trabalhando e se qualificando para isso. Para ofertar o melhor atendimento, o melhor serviço. Esse mês vou viajar pra fazer um curso de formação técnica em São Paulo”, complementa.

A supervisora técnica do Senac AM, Daniele Lima, reforça a projeção com dados da pesquisa de mercado da Euromonitor International, que aponta o Brasil como quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo.

“Com base nesse estudo, mesmo em um período de incertezas, como a pandemia em 2020, o setor continuou próspero. O ano de 2020 foi um ano desafiador, mas percebeu-se que a combinação certa de serviços de beleza foi e é a chave para o processo de recuperação ou novos investimentos em 2021. Com a pandemia, os hábitos de beleza foram modificados e seguem crescendo bastante. Com isso, o mercado será uma ótima oportunidade para investir”, finaliza a técnica.

Curso e aula experimental

As inscrições para o curso de cabeleireiro podem ser feitas diretamente na unidade, na Rua Saldanha Marinho, 410, Centro. Com carga horária de 400 horas, a formação profissional será ministrada no turno da tarde. O investimento é de 10x de R$ 198,50. Os interessados em participar de uma aula experimental, antes de efetivar a matrícula, podem agendar o serviço pelo telefone (92) 99111-4918. (aula experimental aos sábados).

Anúncio