Saiba como retomar os negócios durante a pandemia; Especialista do AM explica

Com a reabertura do comércio é preciso estar atento às novas tendências e medidas que podem reduzir os custos e maximizar lucros

Manaus, AM -As consequências da pandemia do novo coronavírus não se limitam apenas à saúde da população. É notório a queda econômica nas micro e pequenas empresas, empreendimentos e estabelecimentos comerciais. Com a reabertura do comércio é preciso estar atento às novas tendências e medidas que podem ajudar a reduzir os custos e maximizar lucros neste momento.

Segundo Ícaro Gaspar, especialista em estratégias empresariais e gestão corporativa, grande parte de estabelecimentos comerciais em Manaus tiveram que mudar seu funcionamento para se adaptarem devido às medidas de isolamento social e às mudanças no comportamento dos consumidores. O ambiente digital, por exemplo, se mostrou crucial para a manutenção das relações interpessoais ou para as reuniões de trabalho home office.

Além disso, esse panorama também reforçou para as empresas a importância da presença digital e da inovação como estratégia de sobrevivência e de diferenciação no mercado de trabalho.

“São em momentos de incerteza que o empreendedor perde muitas vezes o foco e entra num looping operacional e muitas vezes um looping que gera resultado adverso ao esperado, são nesses momento que estratégia e gestão fazem toda a diferença”, disse Ícaro.

Ainda segundo Ícaro, ficar em 3ª pessoa e enxergar seu negócio com um olhar imparcial, sistêmico e focado em resultado, aplicar ferramentas de produtividade e gestão por indicadores e cativar o time para o trabalho em equipe, tudo isso é um método e nesse método não somente se recupera uma empresa, mas em momentos de grande crise também é possível encontrar grandes oportunidades.

Entre as principais ações para driblar os impactos do novo coronavírus, pode-se destacar os serviços de delivery, e-commerce, marketplaces e novos canais de comunicação e de distribuição dos produtos para manter o relacionamento com os clientes e as vendas.

Mesmo o cenário mostrando-se ainda incerto em relação ao fim da pandemia e os reais impactos provocados na economia do país, o empresário/empreendedor precisa estar atento para não fechar o negócio.

Por isso, o especialista separou algumas dicas práticas e acessíveis que podem ser aplicadas em seu negócio e soluções que podem ajudar a sua empresa a superar os desafios provocados neste período de incertezas:

– Entender porque o seu negócio existe, como ele opera, oque o faz se diferenciar dos outros, o que ele entrega e onde o negócio pretende estar daqui 5 ou 10 anos. E compartilhar isso com o seu time!
– Revisar do planejamento orçamentário, planejar o quanto vai investir e o quanto espera faturar.
– Acompanhar detalhadamente do fluxo de caixa, para gerir as entradas e saídas e confrontar com o planejado.
– Fazer análise crítica do estoque e do mix de produtos/serviços ofertados, checar demanda atual.
– Implementar promoções inteligentes que ajudem no giro do estoque
– Implementar estratégia de marketing que se aproxime o negócio do seu cliente – Dono como influenciador
– Implementar programa de fidelidade
– Implementar plano de comissionamento e/ou bonificação para os colaboradores baseado em indicadores focados na saúde financeira do negócio e na excelência do atendimento ao cliente
– Implementar ferramentas e/ou procedimentos que ajudem no atendimento ao cliente em múltiplos canais.
– Revisar e otimizar a entrega de produtos e serviços com foco na agilidade e segurança.
– Definir os principais indicadores de cada setor e acompanha-los com disciplina, tomando decisões para corrigir o caminho.
– Implementar rotina de alinhamento tático e estratégico com o time.
– Implementar rotina de auditoria das principais operações com o time.

Anúncio