Supermercado do Japiim é autuado por manter produtos vencidos nas prateleiras

Segundo os fiscais do Procon, foram encontrados quase duzentos itens impróprios e/ou inadequados para o consumo. A multa pode ultrapassar os R$ 100 mil

Manaus – A fiscalização da  Secretaria Executiva de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) autuou, na última quinta-feira (1º), um supermercado, no bairro Japiim, zona sul de Manaus, por manter nas prateleiras produtos vencidos. Segundo os fiscais, foram encontrados quase duzentos itens impróprios e/ou inadequados para o consumo. A ação, que durou praticamente todo o dia, resultou na lavratura de Auto de Constatação.

Fiscalização resultou na lavratura de Auto de Constatação (Foto: Divulgação/Procon)

A equipe também registrou um Auto de Descarte, formalizando a inutilização dos produtos apreendidos. “A destruição dos itens impróprios tem a finalidade de evitar que o lojista recoloque os produtos de volta na área de venda. Assim, preservamos o resultado da fiscalização e a saúde do consumidor”, relatou Matheus Bustos, fiscal do Procon/AM.

Ainda segundo Matheus, entre as dezenas de itens inutilizados estavam achocolatados, barras de cereal, pizzas prontas, enlatados diversos, frutas e cortes de carnes. Somente de frango foram descartados quase 20kg. A multa pelas infrações pode ultrapassar os R$ 100 mil, em razão da quantidade apreendida.

As vistorias são realizadas na capital e no interior do estado. Para denúncias o Procon Amazonas disponibiliza o telefone 0800 092 1512. Além de produtos vencidos, podem ser denunciadas outras situações que demandem fiscalização, como demora na fila dos bancos, ausência de preços na vitrine, entre outras.

Anúncio