Trabalhadores deixam de retirar mais de 2 mil carteiras de trabalho no Sine

O acúmulo dos documentos começou no ano 2000, quando a Setrab deixou de enviar ao Ministério do Trabalho os documentos que não eram retirados pelos seus proprietários

Manaus – Mais de 2 mil carteiras de trabalho estão abandonas no arquivo da Secretaria de Estado do do Trabalho (Setrab) à espera de seus donos. Os documentos foram emitidos pelo Ministério do Trabalho, em parceria com o Governo do Amazonas, e não podem se destruídos ou entregues a outras pessoas, a não ser os proprietários.

Mais de 2 mil CTPS estão à espera de seus donos (Foto: Eraldo Lopes)

O acúmulo de Carteiras de Trabalhado e Previdência Social (CTPSs) em 2000, quando a Setrab deixou de enviar ao Ministério do Trabalho os documentos que não eram retirados pelos proprietários. Nos últimos 17 anos, o acúmulo das CTPSs tem ocupado cada vez mais espaço, obrigando a Secretaria do Trabalho a criar novos arquivos para armazenar os documentos não retirados pelos respectivos donos.

Nesta terça-feira, a Setrab irá abrir os arquivos. O objetivo é divulgar para a sociedade que as CTPSs estão à espera de seus proprietários. A secretária também vai informar sobre a parceria com o Ministério do Trabalho, que permitirá que as novas Carteiras de Trabalho sejam entregues, na hora, aos trabalhadores. Hoje, o documento pode demorar até dois meses para ser entregue ao cidadão que mora no interior do Estado.

Documento digital

Outra novidade é a divulgação do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, que em breve colocará fim à CTPS impressa em papel. O documento também poderá ser retirado nas várias unidades do Sistema Nacional do Emprego de Manaus (Sine-Manaus), com os mesmos procedimentos.

Para quem nunca se cadastrou no Sine Manaus é importante fazer um pré-cadastro no endereço www.maisemprego.mte.gov.br para agilizar o atendimento.

Anúncio