Trabalhar pela internet: 5 negócios que você pode começar trabalhando online

O mercado apresenta uma infinidade de tendências, que vão de oportunidades alternativas até prestação de serviços ou produtos mais tradicionais

Manaus – Você sonha em empreender, mas não sabe em que investir e como ganhar dinheiro no meio de uma crise como a que vivemos? É complicado mesmo, pois nem sempre tirar os planos do papel é uma tarefa fácil.

O mercado apresenta uma infinidade de tendências, que vão de oportunidades alternativas até prestação de serviços ou produtos mais tradicionais. O lado bom é que muitas dessas atividades podem ser realizadas de forma online.

O mercado apresenta uma infinidade de tendências, que vão de oportunidades alternativas até prestação de serviços ou produtos mais tradicionais (Foto: Unsplash)

Mais do que atender as expectativas do mercado, independentemente do negócio escolhido, é preciso estar alinhado com o cliente, que hoje está bem mais exigente e preza por experiências inovadoras e originais.

Outra perspectiva é enxergar oportunidades e analisar o que você faz melhor do que os outros e como aplicar essa habilidade em novos negócios.

Partindo do que interessa, vamos conhecer 5 ideias de negócios para trabalhar online em 2021, acompanhe!

Abra uma loja virtual

Cada vez mais popular entre os brasileiros, fazer compras pela internet é cômodo, prático, seguro e oferece várias vantagens.

O e-commerce, termo utilizado para empresas que vendem online, é totalmente ilimitado e alcança uma rede muito maior de clientes.

Neste tipo de negócio é preciso tomar cuidado com alguns pontos, mas é uma das melhores ideias de negócios online que você pode implementar.

Encontre um mercado lucrativo, faça pesquisas de palavras-chave e escolha um produto que esteja em crescimento no mercado, quanto mais em alta, maior será o potencial de lucro e mais rendimento seu empreendimento terá.

Aposte no atendimento ao cliente. Ofereça suporte antes, durante e depois da compra. Tire suas dúvidas de maneira rápida e segura através do chat da sua loja virtual e não deixe de responder e-mails.

Mas quanto eu tenho que investir para manter um comércio eletrônico? Para calcular os custos, leve em consideração a plataforma que será usada, os sistemas operacionais, as estratégias de divulgação e a compra/mão-de-obra do produto que será vendido.

Utilize as redes sociais para divulgar os seus produtos. Deixe claro quais os métodos de pagamento aceitos, o valor do frete e disponibilize uma versão mobile da loja, para contribuir com a experiência do cliente e atraí-lo para futuras compras.

Torne-se um Digital Influencer

Formador de opinião digital que influencia milhares de seguidores por meio do conteúdo publicado em redes sociais, o Digital Influencer é capaz de inspirar tendências, criar hábitos e ditar comportamentos.

Com perfis famosos no Instagram, Twitter e YouTube, o digital influencer não é simplesmente um produto de conteúdo em busca de fama, mas um empreendedor digital.

As empresas perceberam que poderiam atingir ainda mais os diversos públicos através destes profissionais. Hoje, elas engajam os digital influencers para que compartilhem experiências e benefícios dos produtos e serviços com seus seguidores.

Sem contar que as empresas não escolhem os digital influencers de maneira aleatória.

Diretamente associada ao anunciante, os critérios para a decisão se baseiam em identificação com a marca, autenticidade, grau de influência sobre o público-alvo da empresa e capacidade de transmitir uma mensagem com clareza.

Para se tornar um digital influencer, basta identificar os temas que você domina, encontrar seu nicho, trabalhar como se os seguidores fossem clientes e investir em palestras, parcerias, patrocínios e cursos.

Leia também: Estratégia de vendas na internet salva empreendedores

Preste serviços como copywriter

Você é bom com palavras e domina técnicas de persuasão? Redator com talento de vendedor, o copywriter sabe transformar textos em máquinas de conversão.

A função desse profissional é produzir conteúdos que convençam o leitor a comprar um produto ou serviço ou tomar qualquer ação que seja interessante para a empresa.

Para atuar de forma correta como copywriter, o profissional deve trabalhar somente com a verdade e sempre pensando na credibilidade que irá construir.

Persuadir está longe de mentir: é ter argumentos bons o suficiente para convencer alguém, mas sem mentir, aumentar ou omitir informações.

Escreva textos objetivos e claros, sem ser simplório. Domine o assunto que você estará abordando para soar convincente. Conheça bem as personas que representam seus leitores e direcione os textos para captar seus desejos e necessidades.

Procure ao máximo evitar erros como exagerar nos benefícios do produto ou serviço; escrever de forma muito técnica; não instigar o leitor; e subestimar o leitor – nada de clichês e excessos desnecessários.

Seja um Designer Gráfico

Responsável por criar soluções através de projetos de comunicação que atendam as necessidades do mercado, o designer gráfico desenvolve a marca gráfica e a identidade visual de uma organização.

Aliado a ferramentas como Photoshop, Illustrator, Adobe Premiere e InDesign, o designer gráfico desempenha suas funções na criação do layout de sites, portais e aplicativos.

Mas pode ir além, com desenvolvimento visual de games; elaboração de animações; criação de anúncios para sites e redes sociais; elaboração de campanhas publicitárias para e-mails; revistas; banners; adesivos; panfletos; e até camisetas. E você pode oferecer todos esses serviços virtualmente.

É desejável que o profissional que pretende seguir carreira como designer gráfico tenha afinidade com desenho e goste de arte.

Gostar de tecnologia e ser criativo também é importante, além de ter um bom senso estético e estar por dentro das tendências do setor, além de falar inglês, pois muitos cursos e clientes estarão nessa língua.

Para quem pretende trabalhar remotamente e ter várias empresas como clientes, lembre-se: organização e disciplina são fundamentais para gerenciar seus projetos e entregá-los dentro do prazo.

A oferta e a demanda de trabalho para os designers gráficos é muito grande e variada, porém, o salário costuma variar com a sua experiência e a qualidade dos trabalhos entregues.

Ofereça consultoria online

É possível oferecer consultoria online sobre os mais variados temas. Pense no assunto que você mais possui domínio técnico e uma área que você goste de trabalhar.

Sem muita diferença da consultoria presencial, a online utiliza aplicativos como WhatsApp, Skype e Hangouts.

Uma das principais dicas sugeridas por especialistas da área, é estabelecer um plano de atendimento.

Você pode oferecer a primeira consulta presencial e o restante dos agendamentos só virtualmente ou criar planos que se encaixem melhor no perfil dos seus clientes.

Apesar da execução do seu negócio ser online, empresas e pessoas buscam por serviços de consultoria que tragam confiança.

A melhor maneira de transmitir essa confiança é estabelecer contatos pessoais. Participe de eventos do setor e converse com profissionais da área.

Ao trabalhar remotamente, o profissional ganha mais autonomia para gerenciar seus horários. Sem contar que há um custo de investimento menor já que o consultor estará em um escritório dentro da sua própria casa.

Depois dessas opções ficou mais fácil escolher qual ramo seguir? Independente da sua escolha, tenha em mente que faturar online é um processo longo que exige paciência e determinação. O importante é tentar e sempre oferecer um serviço de qualidade!

Anúncio