Manaus – A coordenadora geral da Conferência Amazônica de Empreendedorismo e Inovação, Helena Garcia, gerente da Unidade de Atendimento e Relacionamento (UAR), do Sebrae, aponta os destaques do evento, um dos mais importantes na área, que ainda vai focar no crédito das micro e pequenas empresas, com apoio do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), nesta terça (29) e quarta-feira (30), no Clube do Trabalhador, Sesi, na Alameda Cosme Ferreira, Coroado, zona leste, a partir das 13h.

Helen Garcia: “Nós estamos focados em empreendedorismo e inovação” (Foto: Divulgação/Sebrae)
As inscrições podem ser feitas pelo site www.sebrae.com.br/amazonas e no próprio local. Pessoa Jurídica paga R$ 30 e Pessoa Física, R$ 40. Cada inscrição dá direito a uma inscrição gratuita para um acompanhante.
Helena Garcia ressalta que a parceria do Sebrae com a LoOpa Investimentos foi a melhor forma encontrada para realizar o evento com sinergia entre a iniciativa privada e a instituição, que há 47 anos orienta os micros e pequenos empresários em seus negócios.
Quais serão os destaques da Conferência de Empreendedorismo e Inovação?
O mais importante é fortalecer o empreendedorismo com inovação e com apoio de crédito, via as instituições financeiras parceiras Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia (Basa) e Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). A questão inovativa é fundamental nos novos negócios e nos mais tradicionais também, é por aí que passa a revolução digital que estamos vivendo e que está mudando todas as formas de fazer negócios.
O que está sendo feito de concreto para orientar as melhores práticas nas redes sociais para alavancar os negócios de forma organizada e acertiva?
Estamos trazendo um especialista do Facebook que irá orientar todos os participantes de como proceder com essa ferramenta para melhorar a performance das empresas. Isso vai acontecer no dia 30, na palestra de Henrique Melo, que abordará o tema ‘Como gerar mais clientes e mais negócios através de anúncios do Facebook’.
E que outros destaques terá a Conferência?
‘Empreendedorismo social, como viver do seu propósito e ganhar dinheiro’, no dia 29, com Ana Carla Albuquerque, terá grande relevância. ‘Criação e gestão das marcas para empreendedores’, com Andrielly Silva; ‘O outro lado do consumo’, com Fernando Mendes; ‘Educando o empreendedor na trilha da inovação’, com Antonio Durán, da startup Mundi; ‘Inn Legal – Direito para negócios inovadores’, com Sicy Melo; e os cases de vida ‘Como duas mulheres que deixaram de ser doidas para serem extraordinárias’, com Camila Dalla e Thayane Belchior, também são imperdíveis.
E Cláudio Nascimento e Vô Epaminondas, o que eles têm a dizer na Conferência?
Cláudio falará sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável, os ODS-2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), de como eles são importantes para que as empresas cativem seus clientes com atitudes sustentáveis. E Vô Epaminondas, com sua habitual irreverência, falará sobre o dinheiro na era digital, como multiplicá-lo, no dia 30, quando também teremos Dani Bezerra contando a história do dinheiro; e ‘O papel da Afeam na era digital’, por James Figueiredo; e ‘Fazendo marketing digital e ganhando dinheiro’, com Luiz Eduardo Leal, também na quarta-feira.
E sobre os negócios com as criptomoedas, quem falará?
Será no dia 30 com Daniel Goettenauer, nosso parceiro, que discorrerá sobre Blockchains e investimento em criptomoeda, outra palestra imperdível pelo interesse que vem suscitando no mercado.