UEA oferece curso gratuito de robótica e programação; confira

As aulas buscam mesclar conceitos do cotidiano com temáticas do universo da robótica

Manaus – A Academia Stem, projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) realizado na Universidade do Estado Amazonas (UEA), lançou um curso gratuito sobre “Robótica Básica: Conceitos de Indústria 4.0”. São 14 aulas gratuitas, disponíveis na plataforma de vídeos Youtube. Para ter acesso, e garantir a certificação, basta acessar o endereço eletrônico.

(Foto: Divulgação)

Essa é uma iniciativa do Pilar Atração, segmento que integra o projeto Academia Stem, visando aproximar estudantes do ensino médio à ciência e tecnologia, por meio de uma abordagem dinâmica capaz de despertar a curiosidade dos alunos. Carro elétrico, serviços de streaming e sensores são alguns dos tópicos abordados ao longo das aulas que fazem referência à realidade vista em cursos como engenharia.

Segundo o professor Adan Medeiros, coordenador do Pilar Atração, o curso surgiu da necessidade de desenvolver atividades online no âmbito do projeto Academia Stem. “Esses temas são igualmente chamativos e pouco explorados, tornando-os um campo fértil para a formação de crianças e adolescentes que gostam de ciência e tecnologia”, explicou o professor.

blank

(Foto: Divulgação)

Além disso, as aulas são ministradas por estudantes de engenharia da UEA e buscam mesclar conceitos do cotidiano com temáticas do universo da robótica, a fim de aproximar os estudantes dessa realidade e facilitar o processo de aprendizagem, uma vez que, por meio dos vídeos, eles podem associar situações reais ao conteúdo do curso.

Cláudio Moraes, estudante de Engenharia Eletrônica, atuou como bolsista do projeto em 2022 e afirma que ter contato com esse tipo de conhecimento básico faz toda diferença.

“O curso de robótica da Academia Stem é excelente por oferecer aulas de conteúdo riquíssimo onde aprendemos conceitos básicos. Esses conteúdos estão muito interligados ao mundo atual e, por isso, nós, futuros engenheiros, precisamos ter entendimento claro do que se trata”, apontou o estudante.

Sobre o Academia Stem

É um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento realizado na UEA, que visa potencializar a formação e capacitação nas áreas da engenharia, ciência, matemática e tecnologia. O projeto Academia Stem é incentivado pela Samsung da Amazônia de acordo com a lei 8.837/91.

Sobre o Pilar Atração

O Pilar Atração é um dos eixos do projeto Academia Stem, voltado para o despertar do interesse dos estudantes a nível médio para as áreas Stem (ciência, engenharia, tecnologia, matemática) e desmistificando essas temáticas como de conhecimento inalcançáveis e, assim, atrair os estudantes para essa realidade, incentivando o empreendedorismo e o desenvolvimento de recursos humanos para a Amazônia.

Anúncio