Aluno do 6º ano da rede municipal conquista primeiro lugar em Olimpíada nacional de Inglês

Além de medalha, o estudante da rede municipal ganhará um certificado com a classificação e a categoria, tutoria virtual por três meses e curso de inglês

Manaus – O estudante Antonio Vitor, 11, do 6º ano da escola municipal Vicente de Paula, zona Sul, conquistou o 1º lugar estadual na 2ª edição da Olimpíada de Inglês, na categoria Fundamental Iniciante. A disputa, que teve como tema “We are the future of work” (Nós somos o futuro do trabalho), buscou estimular o aprendizado do idioma entre alunos e professores das redes públicas e particulares do Brasil e, este ano, por conta da pandemia de Covid-19, foi realizada de forma virtual.

(Fotos: Marcio James / Semcom)

“Um aluno da nossa rede alcançar o primeiro lugar em uma olimpíada importante e em outro idioma é sinal do compromisso e dedicação de uma tríade envolvida: do próprio aluno, do professor e a comunidade escolar como um todo, e da nossa gestão, que figura na elite da educação brasileira, como diz o prefeito Arthur Virgílio Neto, e que vem alcançado cada vez mais conquistas, se mantendo atuante mesmo na pandemia. Parabenizo, com muito orgulho, os envolvidos, em especial, ao Antonio e ao professor André”, destacou a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt.

Ainda surpreso, mas orgulhoso com o resultado, o aluno agradeceu e disse que estudar é importante. “A Olimpíada me incentivou muito a estudar inglês e estou muito feliz por ter ganhado o primeiro lugar. Agradeço meu professor de inglês, André Machado, e também minha mãe e minha tia, que me apoiam muito”, disse Antonio. “Um orgulho muito grande. Nessa idade já tendo bons resultados com os estudos, vai ter um futuro brilhante”, completou a mãe, Camila Teixeira.

Durante a competição, os professores tiveram acesso aos resultados parciais dos estudantes de suas turmas. Segundo André Machado, professor de Antonio Vitor, o aluno se destacou por sua força de vontade e interesse de participar, mesmo durante a pandemia.

“Os alunos trabalhavam quatro habilidades: a fala, escrita, leitura e a audição. Gravei vídeos, enviei áudios, fiz reunião por meio de lives para mostrar o andamento dos resultados. Isso ajudou na sensação de proximidade. Todos os exercícios são automaticamente corrigidos pela inteligência artificial, apelidada de robô de inglês, e o aluno já sabia na hora se tinha acertado ou não. Além disso, motivei os alunos, atribuindo-lhes notas bimestrais, e o Antonio, dedicado que é, se destacou”, André, que também foi premiado por sua atuação em escolas da rede pública, tanto municipal quanto estadual.

A gestora da escola Vicente de Paula, Santana Cunha, mencionou que a conquista de Antonio e André é o reconhecimento também de toda a equipe de alunos e professores, que se sentirão mais motivados aos estudos. “Nossa escola tem aproximadamente 1.500 alunos, de 6º ao 9º ano, e estamos sempre antenados para trazer novidades e motivação a eles. E esse prêmio é uma grande felicidade para todos nós, pela superação em meio às dificuldades”, afirmou a diretora.

Olimpíada e premiação

Além de medalha, o estudante da rede municipal ganhará um certificado com a classificação e a categoria, tutoria virtual por três meses, curso de inglês com o Virtual English Language Fellow, de fevereiro a junho, e isenção para realização do teste Test of English as a Foreign Language (TOEFL), que avalia o nível de inglês de pessoas não nativas do idioma, no segundo semestre de 2021.

O evento é organizado pela startup Chatclass, em parceria com o Escritório de Ensino de Língua Inglesa (Relo) da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos. A competição tem a participação de alunos de todo o Brasil e é dividida em ensino fundamental e ensino médio, nas categorias Iniciante, Intermediário e Avançado.

A olimpíada ocorreu durante todo o mês de outubro, por meio do aplicativo WhatsApp, por onde foram disponibilizadas as atividades no formato de quizzes e speaking (conversação), em que os alunos poderiam responder de qualquer lugar com acesso à internet.

Anúncio