Capes está com inscrições para bolsas de estudos para doutorado no exterior

Interessados podem se inscrever até o dia 30 de setembro para as oportunidades na Alemanha e até 14 de outubro para os Estados Unidos

Brasília – A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) oferece 45 bolsas de estudos para cursos de doutorado na Alemanha e cinco bolsas nos Estados Unidos.

(Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de setembro para as oportunidades em instituições alemãs e até 14 de outubro para as bolsas nas universidades americanas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas nas páginas dos programas no site da Capes.

A divulgação dos resultados dos dois editais se dará até março de 2023. O início das atividades na Alemanha está previsto para outubro e, nos Estados Unidos, no mês de agosto.

Para participar do processo seletivo do Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na República Federal da Alemanha, o candidato precisa ser brasileiro nato ou naturalizado, ou estrangeiro com autorização de residência no país. Não pode ter o título de doutor nem receber ou ter recebido, de agência pública federal, bolsa de mesmo nível, ou acumular benefícios. Também é necessário possuir confirmação formal de orientação de instituição alemã.

O valor mensal da bolsa é cerca de R$ 6 mil, além de outros benefícios como auxílio-deslocamento e seguro-saúde. Das 45 bolsas, dez serão concedidas pela Capes e 35 pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico.

As mesmas regras para participar valem para o Programa Capes/Purdue de Doutorado em Agricultura (Agriculture PhD Fellows Program). Nele, as bolsas terão duração de até cinco anos e o recurso anual destinado a cada candidato aprovado é de cerca de R$ 241 mil, entre bolsa e outros auxílios, como deslocamento e saúde. Ao se inscreverem no edital, os pesquisadores devem escolher entre três temas: agricultura digital, ciências vegetais: fenotipagem e genética, e energia verde.

Anúncio