Confira curso gratuito sobre prevenção e controle de infecções nos Serviços de Saúde

A capacitação gartuita faz parte da plataforma de Educação a Distância da FVS-RCP

Manaus – bPara marcar a data nacional do Controle de Infecções nos Serviços de Saúde, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), lançou o curso básico de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. Para ter acesso às aulas, basta se cadastrar na plataforma de educação a distância (EAD) da FVS-RCP: http://cead.fvs.am.gov.br:84/ .

(Foto:Eduardo Prado/FVS-RCP)

A iniciativa, segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, é o reforço da estratégia de educação continuada para atualização das autoridades de saúde, diretores de hospitais e trabalhadores de saúde sobre a importância do controle das infecções nos serviços de saúde públicos e privados.

“As ações de prevenção a Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde devem ser adotadas em todos os serviços de saúde, tanto no âmbito hospitalar como na atenção primária à saúde ou ambulatorial, nos estabelecimentos que prestam assistência a pacientes crônicos ou na assistência domiciliar, ou seja, onde houver prestação de assistência a pacientes”, alerta a diretora Tatyana.

Para a responsável pela Vigilância Hospitalar e Qualidade da FVS-RCP, Evelyn Campelo, o curso a distância reúne, em um espaço digital, os principais temas de atuação do setor de Controle de Infecção que atuam nos serviços de saúde.

“São divididos em módulos interligados que contemplam desde a introdução sobre Controle de Infecção no Serviço de Saúde até ao uso racional de antimicrobianos e saneantes”, disse. Segundo Evelyn, o assunto é técnico com uma abordagem pedagógica de fácil entendimento, para os participantes que atuam nessa atividade dentro do serviço.

Sobre o curso

O curso possui carga horária de 180 horas e é voltado para profissionais que atuam no controle de infecção nos serviços de saúde e estudantes da área de saúde. O treinamento visa preparar o participante para tomada de decisão no serviço de saúde para evitar, identificar riscos e controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).

Os módulos abordam: Introdução ao Controle de Infecções; Programa de Controle de Infecção e Rotinas do SCIH; Vigilância Epidemiológica das IRAS; Critérios Diagnósticos e Prevenção e Controle de IRAS; Microbiologia Aplicada ao Controle de Infecção; Interface CCIH e Serviços de Apoio; e Uso Racional de Antimicrobianos e Saneantes.

Anúncio