Constelação sistêmica familiar no Judiciário é tema de palestra em Manaus

As inscrições já estão abertas e estão sendo feitas pela Escola Superior de Advocacia da OAB-AM. A técnica da constelação é um mecanismo que se propõe a facilitar a conciliação na Justiça brasileira

Manaus – A técnica da constelação, um mecanismo que se propõe a facilitar a conciliação na Justiça brasileira, será tema de palestra no mês de agosto, na capital. O evento é promovido pela Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (ESA/OAB-AM) em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), órgão do Tribunal de Justiça do Estado.

A técnica da constelação, um mecanismo que se propõe a facilitar a conciliação na Justiça brasileira (Foto: Divulgação)

O evento será realizado no dia 10 de agosto, das 15h às 17h, no auditório do Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede do Poder Judiciário. A palestra será ministrada pela presidente da Associação Brasileira de Consteladores Sistêmicos, Adhara Campos Vieira, que idealizou o projeto Constelar e Conciliar no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF).

O Diretor-Geral da ESA, Paulo Trindade, reforça o convite aos operadores do Direito no Amazonas para contribuírem com a justiça no Estado. “Está toda a comunidade jurídica convidada, juízes, promotores, defensores públicos, advogados, estudantes de direito e prestigiarem esse belíssimo evento feito em parceria entre ESA e Esmam”, ressaltou Trindade.

De acordo com o organizador do evento, advogado Clynio Maurício, a técnica permite retornar à origem do problema, aumentando o nível de consciência. Segundo Maurício, ‘uando aplicada em grupo pessoas representam a linhagem familiar de todas as gerações permitindo acessar onde encontra-se a raiz desse problema.

“A Terapia em grupo consiste em utilizar representantes que fazem os papéis de parentes da pessoa que se propôs a colocar sua questão ou problema no Trabalho de Constelação. A pessoa passa a ver a própria vida ou de sua família por meio desses representantes”, explicou o advogado.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas na Secretaria da Escola Superior de Advocacia do Amazonas (ESA), localizada na rua São Benedito, 99, Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus. Os interessados em mais informações podem ligar para o telefone (92) 99297-0707. Taxa de inscrição: R$10,00 (estudantes); R$ 20,00 (profissionais).

A palestrante, Adhara Campos Vieira, é autora do livro “A Constelação no Judiciário”, mestranda em Direitos Humanos pela Universidade de Brasília e implantou a técnica da constelação no TJDF. Segundo Clynio Maurício, vários tribunais do País também utilizam a mesma técnica para obter resultados mais promissores na área da conciliação.

Workshop

Além da palestra na sexta-feira, no dia seguinte, sábado (11), a partir das 18h30, será promovido um workshop, sobre o mesmo assunto, na Escola Superior de Advocacia do Amazonas (ESA). As atividades, que também serão ministradas pela presidente da Associação Brasileira de Consteladores Sistêmicos, Adhara Campos Vieira, estão marcadas para iniciar às 9h e vão até 18h30. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 99297-0707.

Anúncio