Direito e medicina: veja os cursos superiores com mais alunos matriculados

Juntamente com administração e psicologia, essas graduações concentram um terço dos inscritos no ensino superior

São Paulo – Entre as mais de 150 opções de graduação do país, quais são os cursos superiores mais procurados pelos vestibulandos? Dados do último Censo da Educação Superior, divulgado no final de 2022, mostram que cinco graduações dominam a preferência dos estudantes e concentram cerca de um terço das matrículas (presenciais) nas instituições de ensino superior brasileiras.

(Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Direito é o curso que lidera esse ranking, com 702.465 matriculados no começo de 2021. Psicologia vem em segundo lugar, mas com bem menos inscritos que o primeiro colocado: 289.613.

Além das matrículas, se considerarmos as inscrições nos processos seletivos ou apenas os ingressos (quem entrou na universidade no ano em questão), a lista não se altera. Os cursos oscilam apenas de posição (do primeiro ao quinto), mas continuam na liderança das escolhas dos estudantes.

Outros cursos

Ainda seguindo esses critérios — inscritos, ingressantes e matrículas, entre a sexta e a décima colocação, três graduações marcam presença nas três listas, evidenciando que são cursos também muito buscados: odontologia, pedagogia e fisioterapia. Medicina-veterinária, por sua vez, também aparece em inscritos e ingressantes.

Sisu e Fies

As inscrições nos programas do governo federal que selecionam os candidatos pela nota do Enem, como Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), também confirmam esses cursos entre os preferidos dos vestibulandos.

Medicina, direito e psicologia lideraram as inscrições na primeira edição de 2023 do Sisu. Os cursos mais procurados no Fies, no mesmo período, foram medicina, direito, enfermagem, odontologia, psicologia, fisioterapia e medicina veterinária, nesta ordem.

Anúncio