Ensino Médio no Colégio Fametro: uma formação integral para a vida adulta

O colégio tem uma preparação com práticas pedagógicas inovadoras e foco em desenvolver habilidades

Manaus –  O ensino médio é um período crucial na vida de todo adolescente, marcado por desafios emocionais, acadêmicos e profissionais. Para garantir que os alunos enfrentem essa fase com confiança, o Colégio Fametro se destaca pela qualidade de ensino e preocupação com o desenvolvimento integral dos estudantes. Denise Pavone, coordenadora do Ensino Médio da instituição, compartilhou como o colégio prepara os alunos para a vida adulta, os vestibulares e o mercado de trabalho.

(Foto: Divulgação Fametro)

Preparação para a vida adulta

Denise Pavone descreve o Ensino Médio como uma fase “delicada e desafiadora”, tanto para os alunos quanto para as famílias. Por conta disso, o colégio tem uma preparação desde o Ensino Fundamental, com práticas pedagógicas inovadoras e foco em desenvolver habilidades de criatividade, raciocínio e pesquisa.

A coordenadora destaca a importância de equilibrar a carga acadêmica com o emocional dos alunos. “É um momento de agonia para muitos, pois é quando os jovens começam a ser pressionados pela pergunta que todos conhecem: ‘O que você vai ser quando crescer?'”, afirmou Denise.

Denise Pavone, coordenadora do Ensino Médio da instituição (Foto: Bryan Gomes Divulgação)

Essa pergunta vem com um peso ainda maior no Ensino Médio, quando a pressão por uma decisão sobre a carreira profissional se intensifica. Denise explica que para alguns a escolha da profissão é clara. Porém, pode ser angustiante para alguns alunos.

“Existem famílias que influenciam diretamente na escolha profissional dos filhos, enquanto outras deixam essa responsabilidade com o adolescente, o que também não tira dele essa aflição. Porque você vai decidir, com 17 anos, o que vai ser, qual profissão vai escolher, que, a princípio, ele enxerga como a carreira que terá para a vida inteira”, disse.

Por isso, o Colégio Fametro se empenha em criar um ambiente que possibilite aos alunos uma rotina de estudos focada e uma base sólida de conhecimento, mas sem sobrecarregar o emocional dos estudantes.

Preparação para os vestibulares

(Foto: Divulgação Fametro)

A preparação para os vestibulares começa cedo no Colégio Fametro. De acordo com Denise, o processo de preparação é dividido em três etapas. No 9º ano do Ensino Fundamental, os alunos começam a ser expostos ao conteúdo curricular do Ensino Médio, o que ajuda na transição entre essas fases.

Na primeira e segunda série do Ensino Médio, o colégio aborda todo o conteúdo programático. Já na terceira série, os alunos passam por um período de revisão intensiva, focado nos vestibulares.

O colégio também oferece aulões preparatórios específicos para vestibulares como Sistema de Ingresso Seriado da Uea (SIS), Processo Seletivo Contínuo da Ufam (PSC), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros exames, o que aumenta ainda mais as chances de aprovação.

No entanto, Denise também enfatizou que, para enfrentar essa fase intensa de preparação, os alunos precisam estar emocionalmente bem preparados.

A Tecnologia como ferramenta de aprendizado

Outro grande desafio enfrentado pelas instituições é o uso da tecnologia na educação. No Colégio Fametro, a tecnologia é vista como uma aliada do aprendizado, mas fazendo o uso com cautela.

“Sabemos que os alunos têm acesso à tecnologia desde pequenos, mas precisamos saber dosar esse uso”, afirmou Denise. No colégio, o uso do celular dentro das salas de aula é proibido, mas os alunos têm acesso a materiais digitais que são utilizados em casa ou no laboratório de informática.

O objetivo é conscientizar os estudantes sobre o uso inteligente da tecnologia, preparando-os para o uso adequado nas futuras etapas acadêmicas e profissionais.

“O desafio da equipe pedagógica e dos professores é fazer com que os alunos usem a tecnologia com foco e com objetivos claros. Fazendo bom uso, ele vai saber usar adequadamente na vida acadêmica e na vida profissional”, destacou a coordenadora.

A importância de investir em uma educação de qualidade

Denise também ressaltou a importância de os pais investirem em um colégio de qualidade, que prepare os alunos tanto para os desafios acadêmicos quanto para as exigências do mercado de trabalho.

“Investir em uma educação de qualidade é fundamental para garantir um futuro profissional bem-sucedido para os filhos. Quando formamos bons cidadãos, com uma base sólida de conhecimento, estamos contribuindo para uma sociedade melhor”, afirmou.

(Foto: Divulgação Fametro)

O Colégio Fametro tem se consolidado como referência na formação integral dos jovens, não apenas pela excelência acadêmica, mas também pela atenção ao desenvolvimento emocional dos alunos.

Essa abordagem da instituição garante que os estudantes estejam prontos para os desafios como vestibular, mercado de trabalho e a vida adulta.

Como disse Denise, o objetivo é proporcionar aos alunos uma base sólida de conhecimento, mas com leveza e confiança para que possam seguir seus caminhos com clareza e sem medo de explorar novas possibilidades ao longo da vida