Ensino Médio: saiba como incentivar estudantes que estão passando pela transição escolar

A etapa marca uma nova fase da vida. Acompanhamento e apoio contribuem para tornar esse momento mais tranquilo para os adolescentes

Paraná – O retorno das aulas tem um significado maior para os estudantes que estão passando pela fase de transição escolar. A saída do Ensino Fundamental para o Ensino Médio é marcada por mudanças além do currículo escolar, que incluem o aumento da autonomia, a preparação para os vestibulares e a busca por desenvolver seus projetos de vida. Pensando nisso, e no contexto atual da pandemia da Covid-19, como os pais e responsáveis podem apoiar  quem está passando por esse período em 2021?

A transição escolar marca uma nova etapa na fase da vida de adolescentes (Foto: Agência Brasil)

A primeira informação importante para os adolescentes é que essas mudanças são naturais. “ É bom relembrar o estudante que ele já passou por várias etapas desde o início da vida escolar, e que essa é mais uma, que apresenta um ciclo importante que exige mais responsabilidade, é claro, mas também mais autonomia e apoio para buscar seus sonhos e seus projetos de vida”, orienta Neuzita Soares, diretora do Marista Escola Social Ir Rui, uma escola social que atende gratuitamente crianças e adolescentes em Ribeirão Preto (SP).

Mudanças na vida e novo cenário

Além das mudanças que envolvem a aprendizagem, os estudantes começam a passar a transição da adolescência para o início da vida adulta, um período marcado por muitas transformações. “É o momento em que já conhecem melhor, embora seja importante frisar que as dúvidas, incertezas e inseguranças fazem parte dessa transição, mas já construíram alguns gostos, por vezes, tem discernimento de quais áreas de atuação lhes interessa e como gostam de interagir e se expressar”, revela Neuzita.

O atual momento marcado pela pandemia da Covid-19 também é um ponto de atenção, já que essa transição ocorre dentro dessa circunstância. “O importante é mostrar a eles que são modificações que todos os adolescentes do mundo estão passando,  em todos os contextos, e que, com apoio da escola, dos amigos e da família, essa experiência gera diferentes aprendizagens, as quais ficarão marcadas pela vida toda. O diálogo e o acolhimento geram mais segurança e isso é fundamental para que essa etapa seja vivida com tranquilidade e por isso, devem buscar esses laços de apoio”

Para contribuir com os pais e responsáveis, a especialista dá dicas de como incentivar os adolescentes neste período.

Mantenha o diálogo 
A conversa é sempre uma aliada, perguntar sobre suas expectativas, vontades e anseios pode abrir um diálogo importante, além do entendimento que o apoio familiar está ali, para caso o estudante necessite.

Vínculo com a Escola
Manter e fortalecer o vínculo com a escola pode ajudar nesse novo momento. Converse com os professores, orientadores e diretores. Esse vínculo contribui para que o aluno se sinta fortalecido pela rede de apoio e encare essa transição com mais naturalidade e tranquilidade.

Incentive os projetos de vida

A segurança e o apoio são importantes para as decisões dessa fase da vida, conversar abertamente sobre os sonhos, dúvidas, vontades e o quais as ferramentas os adolescentes podem usar durante o Ensino Médio é fundamental para apoiar os projetos de vida.

Anúncio