Ensino remoto: confira cuidados para o uso do Facebook durante as aulas online

No momento em que os jovens estão cada vez mais envolvidos com plataformas digitais, é preciso ficar atento a alguns cuidados na hora de manuseá-las

Manaus – A pandemia da Covid-19 trouxe diversas possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem. Entre elas, destacam-se as redes sociais, que se tornaram ferramentas essenciais durante as aulas não presenciais. O Facebook é um dos mecanismos mais usados neste período, porém, há alguns cuidados necessários para utilizar a rede social com segurança.

No momento em que os jovens estão cada vez mais envolvidos com plataformas digitais, é preciso ficar atento a alguns cuidados na hora de manuseá-las. O aviso serve, ainda, para os pais que acompanham os alunos durante as atividades e aulas remotas.

No caso de estudantes menores de idade, é recomendado que os responsáveis acessem o Facebook para o filho ou monitorem a sua conta.

Ensino remoto: cuidados essenciais para o uso do Facebook durante as aulas online (Foto: Divulgação)

A gerente de Mídias e Conteúdos Digitais do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), Sabrina Araújo, destaca os cuidados necessários com o Facebook, a fim de evitar a perda da conta.

“O Facebook, assim como os aplicativos de mensagens, tornou-se um aparato essencial para a comunicação e interação entre professores, pais e alunos. Por isso, é necessário a atenção na hora de baixar atualizações e nas extensões do navegador, que podem existir no computador ou celular”, explicou Sabrina.

De acordo com ela, ainda, na hora de adicionar novos amigos na rede, os estudantes devem priorizar pessoas que, de fato, eles conhecem. “É necessário muito cuidado nesse meio digital, principalmente por conta da exposição. Às vezes, o jovem está tão preocupado em ter muitos amigos na rede social que não dá atenção para esses riscos”, concluiu.

Dicas importantes 

O principal requisito para segurança da conta no Facebook é a escolha de uma senha difícil ou incomum, com letras maiúsculas e minúsculas, números e outros caracteres. A senha, é claro, não deve ser compartilhada com outras pessoas.

Assim como o WhatsApp, o Facebook também possui a opção de “autenticação de dois fatores”, opção que obriga o usuário a digitar uma senha adicional. Assim, se o código principal for descoberto, não será possível acessar a conta.

Outra orientação importante é que os alunos sempre saiam/desloguem da conta em computadores que não sejam o seu próprio. Desta forma, a próxima pessoa a usar o equipamento não terá acesso a dados e conteúdos disponíveis no perfil.

Aplicativos

O Facebook, assim como demais plataformas, conecta-se a outros aplicativos, conforme a permissão do usuário. É importante revisá-los periodicamente para confirmar quais apps são autorizados a ter acesso às informações da conta.