Escritora dá dicas para incentivar o hábito da leitura nos adolescentes

Depois de um longo período de modificações na vida dos adolescentes e jovens, é chegado o momento de retomar as aulas

Manaus – Enfim, é chegado o momento de retomar as aulas, depois de um longo período de modificações na vida dos adolescentes e jovens. E, para os pais que desejam incentivar a prática da leitura nos seus filhos, a escritora Isa Colli dá 5 dicas para contribuir com as famílias.

Isa, que é mãe de Valdeir (34) e Philip (33), vivenciou essa construção do incentivo à leitura não só na infância, como na adolescência deles e, atualmente, continua essa missão com muitas crianças por meio de sua editora – a Colli Books. Ela conta que é preciso envolvê-los.

Confira as dicas:

1 – Deixe que seu filho descubra o prazer pela leitura – Nada forçado se torna prazeroso. A leitura precisa trazer satisfação. A obrigatoriedade rouba o prazer, por isso, converse com seus filhos e entenda sobre seus gostos. Ao presenteá-lo com algo, dê livros com assuntos de seu interesse. Isso ajuda a fomentar o gosto pelo conhecimento.

2 – Dê o poder da escolha – Quando descobrir seus gostos, ofereça bons livros. Escolher títulos com a temática que o jovem tem interesse, incentiva ainda mais o hábito de ler.

3 – Encontre alternativas na leitura – Gibis, livros ilustrados, filmes sobre romances ou obras literárias… tudo que possa gerar identificação é válido. Atualmente, existem os fóruns e grupos nas redes sociais sobre livros, que ajudam a fazer novas amizades e discutir assuntos de forma saudável e interessante.

4 – Seja um exemplo – Ler as obras escolhidas por ele pode contribuir, pois vocês  terão um assunto em comum, criando um elo ainda mais próximo na relação  e trazendo considerações de seu ponto de vista sobre a leitura.

5 – Tenha o livro sempre à mão – Proporcione um ambiente que dê destaque aos livros. Crie um cantinho da leitura, invista em lindas prateleiras, espalhe almofadas pelo chão e peça ajuda para organizar esse espaço especial, que poderá ser compartilhado com irmãos, primos ou amigos, de forma que ele tenha com quem dividir os bons momentos de leitura.