Governo britânico oferece mestrado gratuito no Reino Unido

Programa busca candidatos da região Norte; é possível se inscrever até 02 de novembro

São Paulo – O programa de bolsas Chevening do governo britânico está com inscrições abertas para o ano letivo 2022-23. A iniciativa apoia futuros líderes, possibilitando que estudem em qualquer universidade britânica, em qualquer programa de mestrado elegível, por um ano. Além de amplo apoio financeiro que cobre todos os custos com a universidade, de estadia e viagem, candidatos selecionados também ganham acesso a uma vasta gama de experiências acadêmicas, profissionais e culturais. As bolsas são concedidas aos candidatos que demonstram ter comprometimento e habilidades necessárias para criar impacto positivo uma vez que retornem ao Brasil.

(Foto: Divulgação)

Não há limite de idade e o programa é aberto a todas as áreas de formação, para cursos nas principais universidades do Reino Unido, que estão dentre as melhores do mundo.

O Chevening foi criado em 1983 e já levou mais de 50 mil pessoas de todo o mundo ao Reino Unido. O Brasil é um dos países com maior número de estudantes na América: mais de 1900 bolsistas brasileiros estudaram em cerca de 110 universidades britânicas. Em 2021, 53 brasileiros foram selecionados para receber a bolsa. Ao todo, a região Norte enviou, até o ano passado, 36 brasileiros para estudar no Reino Unido. Um dos compromissos do programa no Brasil é continuar buscando candidatos e bolsistas de diversas regiões do país, aumentando especialmente as candidaturas vindas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e de diferentes contextos socioculturais. Por esse motivo, o programa encoraja especialmente inscritos negros, LGBTQIA+ e de outras minorias sociais.

Daniel Rocha, bolsista Chevening da cidade de Ananindeua – Pará, foi selecionado para o ano letivo de 2021-22 e realizará seu mestrado em Educação Linguística na Universidade de Edimburgo. “Ser selecionado por essa bolsa é um sonho tornando-se realidade e eu sei que no Pará existem muitos outros candidatos que têm grande potencial pra serem selecionados. Estudar no Reino Unido é uma grande oportunidade e o conhecimento adquirido lá pode fazer um grande diferença no Brasil e mais especificamente no nosso estado.”

“O Chevening é uma oportunidade única para profissionais que demonstram capacidade de liderança e vontade de gerar impacto positivo em suas comunidades locais. Estamos nos esforçando para alcançar mais pessoas e ter mais candidaturas de nortistas, para que o programa possa representar ainda mais o talento brasileiro. Buscamos pessoas de todas as regiões do Norte e que venham de diferentes contextos, com interesse em todas as áreas do conhecimento, para que possam aprofundar ainda mais as alianças entre o Brasil e o Reino Unido”, destacou Graham Tidey, Cônsul Britânico em Recife.

Para se inscrever, acesse aqui. Para mais informações acesse o link.

Anúncio