Inscrições para Encceja seguem até sexta-feira e prova será realizada em abril

Exame de certificação é destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada para cada etapa

São Paulo – As incrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2020 podem ser realizadas até sexta-feira (22), por meio do portal do exame. Caso necessário, o participante pode solicitar, durante a inscrição, atendimento especializado para o dia da prova. O exame é constituído por quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. A prova serão aplicadas no dia 25 de abril, em todos os estados e no Distrito Federal.

Inscrições para o Encceja vão até sexta-feira (22) (Foto: Divulgação / Pixabay)

O Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é o responsável pela realização do exame, que é aplicado desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação.

Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é de responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

Anúncio