MEC divulga regras para inscrição no Prouni, Fies e Sisu

Alunos poderão utilizar as notas do Enem para ter direito aos programas de acesso às universidades

Brasília – O Ministério da Educação publicou na segunda-feira (28) os editais do Prouni, Fies e Sisu. Os materiais trazem prazos e critérios de inscrição para os respectivos processos seletivos. As regras são referentes à seleção para o segundo semestre de 2021.

MEC divulga regras para inscrição no Prouni, Fies e Sisu. (Foto: Divulgação)

Quem disputa vaga no ProUni e/ou no Fies poderá usar pela primeira vez neste ano a nota do Enem 2020. A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi aplicada em janeiro de 2021. No primeiro semestre, os alunos tiveram que utilizar a nota do Enem de 2019.

Os editais foram publicados no Diário Oficial da União e estão disponíveis para consulta. Basta acessar o portal do Ministério da Educação: portal.mec.gov.br.

Regras para o Programa Universidade para Todos (Prouni)  

As inscrições para bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) começam no dia 13 de julho e vão até 16 de julho. Elas devem ser realizadas direto na página do programa. 

Para a inscrição, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2020. Além disso, é necessário ter atingido, no mínimo, 450 pontos de média em cinco provas do exame. 

Regras para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

As inscrições para o Fies começam em 27 de julho e vão até 30 de julho. Elas estarão disponíveis na página do programa, na internet. 

A exigência para inscrição é a de que o candidato tenha participado do Enem a partir da edição de 2010. Ele também precisa ter registrado média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas do exame. O estudante também não pode ter tirado nota zero na redação. 

Como critério de seleção, é necessário possuir renda familiar mensal bruta de até 3 salários mínimos per capita.

Regras para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

As inscrições para o processo seletivo do Sisu começam em 3 de agosto e terminam no dia 6 de agosto. 

O aluno precisa ter realizado o Enem do último ano (2020) e ter obtido nota superior a zero na redação. Isso vale desde que o candidato não tenha participado do exame como treineiro.

Anúncio