Manaus – A Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM) divulgou, nesta quinta-feira (20), o novo local de provas para a realização do 11º Exame de Residência Jurídica; e a lista final dos candidatos inscritos no certame. O exame será no dia 30 de março, na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A unidade fica na avenida Carvalho Leal, número 1777, esquina com Codajás, bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.

(Foto: Divulgação/UEA)
Ao todo 862 candidatos estão inscritos no certame, conforme lista anexa, disponibilizada no site da PGE-AM (www.pge.am.gov.br), que também informa em qual sala do prédio cada candidato realizará a prova. O número de inscritos é o segundo maior da história do exame, coordenado pela Escola Superior de Advocacia Pública (Esap) da PGE-AM. Daí a necessidade de buscar um local mais amplo, para comportar todos os candidatos.
“O programa de Residência Jurídica é muito importante para aqueles que desejam advogar na área do Direito Público, mas também é importante até para o advogado privado, que vai conhecer a forma como funciona a máquina no Estado, no aspecto jurídico”, pontuou a procuradora Heloysa Simonetti Teixeira, diretora da Esap/PGE-AM.
Realização da prova
O exame de seleção será realizado em etapa única, no dia 30 de março. Os portões abrem às 7h15 e fecham às 8h; e a prova começa às 8h30. Inicialmente, serão oferecidas 30 vagas, sendo seis destinadas a Pessoas com Deficiência (PcDs). Os demais aprovados formarão cadastro reserva, observada a ordem de classificação.
A prova objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 100 pontos, e será composta por 50 questões com valor de dois pontos cada. A prova discursiva será composta por cinco questões, cada uma valendo 10 pontos, totalizando 50 pontos.
Serão aprovados apenas os candidatos que obtiverem a nota final igual ou superior a 90 pontos. O edital completo está disponível no site da PGE.
Duração e carga horária
O programa tem duração mínima de dois anos, prorrogável por mais 12 meses, quando indicado pelo procurador-orientador. Os alunos-residentes recebem bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 2.500,00. A carga horária referente às atividades deve ser cumprida em períodos de 4h30 diárias, de segunda a sexta-feira, em um dos turnos de expediente, matutino ou vespertino, na PGE-AM.
O título de bacharel em Direito é obrigatório para ingressar no programa.