Simpósio de ensino e pesquisa em saúde aborda impacto da pandemia na ciência

O objetivo é fazer a integração entre a pesquisa e o ensino e promover a troca de experiências entre instituições acadêmicas e centros de pesquisa

São José do Rio Preto – Faculdade de Medicina FACERES promove de forma virtual, nos dias 14 e 15 de agosto, a 2ª edição do SEPS (Simpósio de Ensino e Pesquisa em Saúde), cujo tema central é “O impacto da pandemia na ciência”. O objetivo é fazer a integração entre a pesquisa e o ensino e promover a troca de experiências entre instituições acadêmicas e centros de pesquisa.  “Diante da pandemia da Covid-19, realizaremos o Simpósio por meio de uma plataforma digital, para que todos os participantes e congressistas possam compartilhar dessa nova experiência sem saírem de suas casas”, conta a professora Dra. Tamara Veiga Faria, coordenadora de pesquisa da FACERES e organizadora geral do simpósio.

A intenção é discutir sobre o impacto da pandemia da Covid -19 no ensino e na pesquisa em saúde (Foto: Érico Xavier/Divulgação Fapeam)

A intenção é discutir sobre o impacto da pandemia da Covid -19 no ensino e na pesquisa em saúde tentando construir juntos as respostas para perguntas como: “Quais são as estratégias para o desenvolvimento de novas pesquisas pós-pandemia? O que deu certo com a pandemia? Como ficam as pesquisas pós-pandemia? O que aconteceu no passado das pandemias pode nos ajudar agora? entre outros.

Nomes ilustres no cenário nacional da pesquisa são destaques entre os palestrantes. Entre eles, Jorge Venâncio, médico e coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), Membro Titular do Conselho Nacional de Saúde, Secretário de Saúde do Trabalhador da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil – CGTB. A CONEP está diretamente ligada ao Conselho Nacional de Saúde. Tem como missões elaborar e atualizar as diretrizes e normas para a proteção dos sujeitos de pesquisa e coordenar a rede de Comitês de Ética em Pesquisa das instituições.

A abertura do SEPS ficará a cargo do diretor. As conferências são voltadas não apenas a estudantes, mas também a docentes, pesquisadores, além de profissionais da área da saúde. Serão quatro palestras abordando temas de diversas áreas do conhecimento e 4 mesas redonda, além de salas digitais reservadas para as apresentações de trabalhos científicos. “Teremos salas simultâneas, uma sala principal onde irão ocorrer as palestras e mesas redondas; e outras salas que estarão disponíveis para as apresentações. Pensamos em um evento dinâmico que dê a oportunidade de muitos profissionais e alunos participarem”, explica Prof. Dra. Tamara.

Inscrições

Inscrições para cada palestra do Simpósio podem ser feitas através do link: https://www.even3.com br/iiseps2020/. Neste mesmo link, os pesquisadores deverão submeter até o dia 07 de agosto, o resumo do trabalho científico de acordo com as regras do simpósio. O resumo será avaliado pelos membros da comissão científica podendo ser aprovado ou não para a apresentação oral. A divulgação dos aprovados será no dia 09 de agosto. Após a aprovação os pesquisadores deverão encaminhar a comissão organizadora a apresentação e comprovante de pagamento. Prazo final para envio do trabalho científico é 12 de agosto de 2020.

As categorias de apresentação estão de acordo com o tipo do estudo. A temática dos trabalhos é livre, apenas os relatos de experiências devem ter relação com a pandemia da Covid-19. Serão aceitos trabalhos referentes aos diferentes tipos de pesquisa: pesquisa original; relato de caso; relato de experiência e revisão de literatura.

O melhor trabalho de cada categoria receberá o certificado de menção honrosa. “Um grande diferencial é a oportunidade de alunos e profissionais participarem de um evento virtual e principalmente de apresentarem de forma oral o seu trabalho”, conta a coordenadora de pesquisa da FACERES.

Anúncio