Ufam deve divulgar editais do Extramacro e PSC nesta sexta

A divulgação das vagas para o Extramacro é esperada desde 2015, quando a universidade divulgou o último edital da seleção

Manaus – A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) deve divulgar, na manhã desta sexta-feira (27), o edital do Processo Seletivo Extramacro (PSE) e os editais do Processo Contínuo (PSC). A divulgação das vagas para o Extramacro é esperada desde 2015, quando a universidade divulgou o edital mais recente da seleção.

O certame disponibiliza 17 vagas para os cargos de nível médio e 25 vagas para nível superior. (Foto: Divulgação/Ufam)

A Ufam convocou a imprensa local para a divulgação dos editais, em coletiva de imprensa. De acordo com a universidade, os detalhes das seleções serão repassados pela Pró-reitoria de Ensino de Graduação, que está sob a gestão do David Lopes Neto e pela presidente da Comissão Permanente de Concursos (Compec), que tem à frente a professora Ana Galotta.

Extramacro

Em setembro do ano passado, a Ufam divulgou que o edital do Extramacro seria lançado ainda no primeiro semestre de 2018. “O Departamento de Registro Acadêmico da Proeg (DRA), juntamente com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), está levantando a demanda de vagas ociosas de cada um dos cursos de graduação da capital e do interior. Em reunião com a Comissão Permanente de Concursos (Compec), a Proeg discutiu o planejamento e a programação para lançamento do edital do PSE em 2018/1”, comunicou a instituição, à época, em seu site institucional.

A informação da data de lançamento foi confirmada ao PORTAL D24AM, ainda em fevereiro deste ano.

Procurada pela REDE DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (RDC), no início deste mês, a Ufam afirmou que havia adiado o lançamento do edital do Extramacro 2018 para o mês de agosto.

O processo seletivo disponibiliza vagas remanescentes – que sobraram – o de alunos desistentes para quem deseja ingressar no ensino Superior. O PSE mais recente da Ufam foi realizado há três anos, quando foram disponibilizadas mais de 1.600 vagas.

Quando lançou o edital do Extramacro em 2015, a Ufam disponibilizou quatro formas de ingressos nos cursos de graduação:

I – Transferência Facultativa Externa (TFE) – destinada ao ingresso de alunos regularmente matriculados em outras Instituições de Ensino Superior (IES), nacionais ou estrangeiras, para o mesmo curso da Universidade;

II – Portador de Diploma de Curso Superior (PD) – que admitia o ingressos de alunos egressos de cursos de graduação de IES, nacionais ou estrangeiros, para outro curso de graduação da Ufam na mesma área de conhecimento;

III – Reopção de Curso (RC) – que admitia egressos de cursos de graduação de IES, nacionais ou estrangeiros, para outro curso de graduação da Ufam na mesma área de conhecimento; e

IV – Transferência Facultativa Interna (TFI) – que consistia na movimentação acadêmica de estudante regular de um curso de graduação para o mesmo curso oferecido em outro campus da Ufam.