Universidade realiza a 21ª Semana da Pedagogia

A iniciativa é organizada pelos professores e acadêmicos do curso de Pedagogia do UniNorte e acontece no Teatro Maria Hercília Tribuzy, na Avenida Joaquim Nabuco, Centro

Manaus – A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a formação do professor estão em discussão na 21ª Semana de Pedagogia do Centro Universitário do Norte (UniNorte), evento que começa, nesta terça-feira (21) e segue até sexta-feira (24). A iniciativa é organizada pelos professores e acadêmicos do curso de Pedagogia da instituição e acontece no Teatro Maria Hercília Tribuzy, na unidade 6, na Avenida Joaquim Nabuco, aberta ao público em geral.

Segundo a coordenadora do curso, Elzineide Ramos de Melo, o evento é importante, principalmente, para a comunidade acadêmica que atua na área da Educação. “O propósito é munir os acadêmicos de informações,  quanto à importância da construção da Base Nacional Comum Curricular e mostrar como isso se reflete na formação do professor, contribuindo para que entendam as mudanças e possam se adaptar, criando novos caminhos a serem trilhados, propondo novas ideias”, disse.

A abertura do evento está marcada para às 18h30, com a palestra ‘A Base Nacional Comum Curricular e a Formação do Professor’, ministrada pela professora doutora Darianny Reis, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Na quarta-feira (22), tem duas programações previstas.

Às 8h30 tem palestra sobre ‘Os Aspectos Legais e Implementação da BNCC no Estado do Amazonas’, com o analista de Gestão Igor Magalhães Queiroz, representando a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), e com a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Maria das Graças Alves Cascais. Às 18h30, os representantes do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Amazonas (Uea) irão ministrar a palestra ‘As implicações da Base Nacional Comum Curricular à Formação Inicial do Professor’.

O evento inicia nesta terça-feira (21) e segue até sexta-feira (24) (Foto: Reprodução)

Na quinta-feira (23) serão realizadas as seguintes oficinas, a partir das 8h30: ‘Utilizando Lego para Desenvolver Habilidades Sociais e Inteligência Emocional’, com a professora e mestre Marta Rodrigues; ‘Noções Básicas de Libras’, com a professora e mestre Yeda Santos; e ‘As Dez Competências da BNCC’, com o professor e mestre Davi Braga e com o professor doutor Daniel Atroch.

A partir das 18h30, a professora e mestra Vera Antunes ministrará a oficina ‘BNCC x PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais): A Escrita na Sala de Aula’. Já as professoras e mestres Ana Cláudia Sá e Cintia Rodrigues apresentarão a oficina ‘Construindo Instrumentos de Avaliação’. O tema ‘Corpo, Gestos, Movimento e Matemática’ será abordado pelos professores e mestres Yone Gama e Douglas Lira.

O evento será encerrado na sexta-feira (24), com a palestra ‘A implementação do BNCC nas Escolas Municipais e Estaduais do Amazonas: Desafios e Perspectivas’, ministrada às 8h30, pelos representantes da Semed e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

As inscrições para o evento devem ser feitas clicando aqui. Podem se inscrever alunos de todos os períodos dos cursos de Pedagogia do UniNorte, público externo (acadêmicos de outras instituições e profissionais da área com interesse na temática). O valor para público interno é R$ 15 e para o público externo é R$ 20. A atividade computará 30 horas de atividades complementares.