São Paulo – Um levantamento da plataforma Gupy, especializada em recrutamento e seleção, apontou aumento de 217% na contratação de pessoas entre 40 e 50 anos em 2021. Segundo a pesquisa, 10% dos candidatos contratados para as 60 mil vagas publicadas mensalmente na plataforma têm mais de 40 anos.

(Foto: Divulgação Freepik)
Dados do programa de financiamento da plataforma Pravaler, especializada em educação, por sua vez, mostram quais são os cursos mais procurados por essa parcela da população — que tem buscado mais o acesso ao ensino superior nos últimos anos. Confira a seguir:
Saúde
Cursos como enfermagem, fisioterapia e nutrição são a escolha de mais de 15% das pessoas com mais de 40 anos. Psicologia e fonoaudiologia também estão entre os mais procurados.
Advocacia
Outro curso favorito dos quarentões e cinquentões é direito. A profissão permite se inscrever em concursos públicos específicos que contam com boa remuneração — além, é claro, da chance de atuar como advogado de pessoas físicas e jurídicas.
Educação
A pesquisa destaca também a procura de cursos da área da educação, como pedagogia, e aqueles que têm a opção de licenciatura, como letras, biologia, geografia, química, história, matemática e física.
Varejo
Cerca de 16% dos contratados para o setor varejista têm mais de 40 anos, segundo a pesquisa. Essas pessoas podem se formar em gestão comercial, administração e marketing. Há ainda a opção de fazer um curso técnico na área.
Siderurgia
Emprega profissionais formados nos diversos tipos de graduação em engenharia, como a elétrica e a de produção — mais próxima do curso de administração. Eles podem trabalhar no setor privado, como multinacionais, ou para obras de gestão pública.
Telecomunicações
Representando 8,87% das pessoas com mais 40 anos contratadas em 2021, o setor das telecomunicações envolve processos de comunicação entre sistemas e equipamentos. Também trata da correção de falhas de softwares, por exemplo.
Tecnologia da informação
Refere-se à área que engloba ciência da computação, análise e desenvolvimento de sistemas, gestão de tecnologia da informação, sistemas de informação e engenharia da computação. Esses profissionais estão aptos a lidar com recursos tecnológicos, assim como com processamento de dados.