Aplicativos permitem acompanhar resultado das eleições

Desenvolvidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os aplicaltivos “Resultados”, “Boletim Na Mão” e “e-Título” estão disponíveis gratuitamente

Manaus – Os eleitores podem acompanhar os resultados do segundo turno das Eleições Municipais 2020 pelo aplicativo Resultados, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que oferece os dados de forma simples para o acesso de cidadãos comuns. Os aplicativos “Boletim Na Mão” e “e-Título” também estão disponível para o eleitor.

Resultados

A ferramenta está disponível para os sistemas iOS e Android, podendo ser baixada de forma gratuita. Por meio do aplicativo, os cidadãos podem acompanhar e obter os resultados das eleições em Manaus, e em todo Brasil, a partir dos votos já apurados.

Após a instalação do app, o eleitor pode selecionar a Unidade da Federação e o município de interesse. Nele é possível acompanhar a apuração em tempo real e, também, o resultado das eleições do 1º turno, bem como o nome dos vereadores eleitos no dia 15 de novembro.

Boletim Na Mão

Outro app disponibilizado pelo TSE é o Boletim Na Mão, que apresenta o Boletim de Urna (BU), emitido pelas urnas eletrônicas em cada seção eleitoral, de forma virtual. Ao baixar o app, o eleitor faz a leitura do QRCode nos BUs, colados na porta das seções eleitorais de interesse, e obtém uma cópia digital do documento, permitindo, posteriormente, a conferência dos dados coletados e se eles correspondem aos divulgados no site do TSE. A ferramenta também é gratuita.

blank

e-Título

Já o e-Título serve como uma alternativa para o eleitor justificar a ausência do voto, em até 60 dias depois do pleito. Com ele é possível emitir a justificativa e fugir de multas eleitorais, por não ter comparecido no dia da votação. O aplicativo funciona no sistema operacional Android ou iOS.

A ferramenta online também pode substituir o documento com foto na hora da votação, isso porque o app funciona como um Título de Eleitor virtual, com a foto do eleitor.

blank

Neste domingo (29), os downloads do app foram interrompidos pelo TSE, devido as eventuais instabilidades registradas no primeiro turno. O tribunal afirma que o aplicativo volta a funcionar normalmente na segunda-feira (30).

Anúncio