Eleições 2020: três candidatos a prefeito de Manaus já testaram positivo para Covid-19

David Almeida (Avante), Romero Reis (Novo) e Chico Preto (DC) foram os candidatos que já tiveram que cancelar as agendas para cumprir as orientações médicas e se recuperar da doença

Manaus – Três candidatos a prefeito de Manaus já testaram positivo para Covid-19. David Almeida (Avante), Chico Preto (DC) e Romero Reis (Novo) foram os candidatos que tiveram que cancelar as agendas para cumprir as orientações médicas e se recuperar da doença, em tratamento domiciliar.

David Almeida (Avante), Romero Reis (Novo) e Chico Preto (DC) (Foto: Reprodução)

Segundo o médico infectologista, João Hugo, eles estão mais suscetíveis a infecção por estarem um contato maior com as pessoas e as frequentes reuniões em ambientes fechados, por conta das campanhas eleitorais nas comunidades de Manaus.

“Há um risco realmente maior dessas pessoas, no caso os candidatos a Prefeitura de Manaus, a desenvolverem e contraírem a infecção. É bom lembrar os candidatos, a sempre manter as medidas de prevenção, principalmente o uso de máscara e álcool em gel e também tentar evitar, grandes aglomerações nas reuniões e convenções, para não ficarem tão expostos”, sugeriu.

O candidato David Almeida (Avante) teve o teste para doença confirmado no mês passado, dia 14 de setembro, ainda no período de pré-candidatura. Ele teve sintomas leves da doença e cancelou a agenda da semana para realizar o tratamento.

Na última semana, o candidato Chico Preto (DC) foi o segundo a anunciar que estava infectado por Covid-19, permanecendo em casa, com sintomas leves e acompanhamento médico. Ele também suspendeu integralmente a agenda presencial e optou por adaptar algumas participações em entrevistas de maneira virtual.

O candidato Romero Reis, do Partido Novo, foi o terceiro a anunciar que testou positivo. Ele sentiu-se mal no retorno de uma viagem e teve a confirmação do exame nesta terça-feira (6). A informação foi anunciada pela assessoria do candidato. Com a confirmação, Romero suspendeu suas agendas pelos próximos dias, até que receba orientação médica para retomar sua rotina normal.

“Irei seguir as recomendações para me recuperar o mais rápido possível. Minha imunidade costuma ser boa, mas como esta doença é uma loteria, não irei arriscar nem minha saúde, nem a de minha equipe e dos eleitores, que tem me recebido com bastante entusiasmo e esperança”, declarou o candidato.

Casos

O Amazonas registrou nesta terça-feira (6) 998 novos casos de Covid-19, destes, 952 foram detectados por testes rápidos, sendo 483 na capital e 469 no interior, que identificam os anticorpos, a maioria dos quais, casos antigos que podem ter ocorridos no pico da pandemia, com data de início dos sintomas entre, pelo menos, oito e 180 dias ou mais das primeiras manifestações da doença. O número de pessoas recuperadas da doença é de 122.236.

A orientação da OMS é lavar as mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool, manter pelo menos um metro de distância entre você e qualquer pessoa, evitar tocar nos olhos, nariz e boca. Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar, além do uso de máscaras.

Anúncio