Segundo turno: cinco urnas são substituídas durante a manhã em Manaus

Não houve registros de crimes eleitorais ao longo da manhã deste domingo (29), segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE)

Manaus – Neste domingo (29), 1.331.613 eleitores estão aptos a votar em Manaus, nos mais de 463 colégios eleitorais da capital. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), até o momento cinco urnas foram substituídas, o que representa 1% no total de 3.371 urnas eletrônicas em atividade. Não houve registros de crimes eleitorais ao longo da manhã. Todos os dados foram apresentados durante coletiva de imprensa, transmitida pelo TRE.

(Foto: Divulgação / TRE)

No primeiro turno, Manaus registrou 18% de abstenções, uma das menores do Brasil. Para o presidente do TRE, desembargador Aristóteles Thury, a missão é reduzir esse número. “A eleição é uma verdadeira festa da democracia, devendo o eleitor participar ativamente desse processo eleitoral, escolhendo com sabedoria e tranquilidade, o seu representante junto ao executivo municipal”, disse.

Votos

A totalização dos votos terá início a partir das 17h, com previsão de divulgação dos candidatos eleitos às 18h, segundo informações do secretário de Tecnologia da Informação TRE-AM, Jander Assis Valente.

“Para a atividade de transmissão de dados, as zonas eleitorais prepararam os ambientes. Aqui em Manaus todas as escolas fazem essa transmissão de dados. Tudo está acontecendo dentro da normalidade” reforçou o secretário.

Segurança

Segundo a delegada-geral da Polícia Civil do Amazonas, Emília Ferraz, até o momento não houve nenhuma prisão relacionada a crimes eleitorais em Manaus. Na madrugada deste domingo, 79 estabelecimentos foram fechados pela Central Integrada de Fiscalização (CIF) e a Polícia Civil, entre eles uma festa com mais de 1000 pessoas, na estrada do Tarumã, zona oeste de Manaus.

No total, mais de 2.100 homens do Exercito Brasileiro está reforçando a segurança em 240 locais de votação. Desde às 18 de sábado, os agentes estão garantindo a segurança das urnas eletrônicas.

Já a Marinha está concentrada na região central de Manaus, com mais de 230 militares, 13 viaturas e um helicóptero a disposição. A Força Aérea Brasileira também está contribuindo, com um efetivo de 61 homens.
Denúncas de crimes eleitorais podem ser feitas para a Polícia Federal (PF), por meio dos telefones: (92) 3655-1515 ou 3655-1598 (whatsapp).

Anúncio