TRE afirma que eleições no Amazonas acontece de forma 100% eletrônica

Diretor do TRE-AM pede que os eleitores compareçam às urnas seguindo as medidas de segurança por decorrência da pandemia da Covid-19

Manaus – Eleições no Amazonas acontecem 100% eletrônica, a informação foi divulgada na manhã deste domingo (15), durante coletiva virtual, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Sete urnas sofreram procedimento de contingência e foram substituídas, nas primeiras horas manhã.

De acordo com o presidente do TRE, Aristóteles Thury, para as eleições deste ano, foi implantado um projeto pioneiro, de monitores de saúde, eles irão atuar nos locais de votação, em parceira com Ministério da Saúde, Fundação e Vigilância Sanitária.

(Foto: Reprodução)

O presidente do TRE, também destacou a situação dos santinhos jogados nas ruas da capital, afirmou que os responsáveis serão punidos.

“Isso não deve acontecer, eleições passam, e a mesma prática, nesse sentindo de sujar a cidade, vem sendo mantido. Nas eleições anteriores, aplicamos muitas multas e não vai ser diferente agora. Cabe punição a esses maus eleitores.”

Por conta da pandemia, há preocupação do TER dos números de abstenção, os percentuais apontam a ausência de 40% do eleitorado. O diretor geral do TRE, Ruy Melo, pediu para que os eleitores compareçam às urnas, seguindo as medidas de segurança.

“A nossa preocupação maior é com abstenção, nesse momento de pandemia, os percentuais divulgados acusam uma abstenção próximo de 40% do eleitorado. Dentro desse espírito de participação, nós queremos o maior número de eleitores nos locais de votação”, destacou o diretor.

O TRE informou ainda, que prisões já foram realizadas, as pessoas ficaram detidas até às 17h. O número de prisões não foi divulgado.

Anúncio