Shopping em Manaus sedia exposição em comemoração às Olimpíadas de 2021

Exposição “Tochas Históricas – a chama do esporte através do tempo” ocorre no Amazonas Shopping, até o próximo domingo (1º)

Manaus – Segue por toda esta semana, com encerramento no domingo (1º), a exposição “Tochas Históricas – a chama do esporte através do tempo”. Instalada na Praça de Expansão do Amazonas Shopping, a exposição é uma realização do Museu Internacional do Esporte, em comemoração às Olimpíadas de 2021.

Quem for ao local vai poder conferir, pela primeira vez no Estado, as 18 tochas originais das edições da era moderna dos Jogos Olímpicos, incluindo a primeira, de Berlim, em 1936, até a mais recente, de 2016, no Rio de Janeiro. O acervo faz parte do Museu do Esporte.

A Chama Olímpica, conforme explica o diretor Administrativo do Museu Internacional do Esporte, Hélio Gesta de Melo, é um símbolo dos Jogos Olímpicos da era moderna, que representa paz, união e amizade entre os povos. “Essa tradição vem de um ritual realizado na Grécia Antiga, onde o fogo tinha um caráter sagrado”, explicou.

A tradição de acender a Pira Olímpica começou na edição dos jogos de 1936. Até hoje, é um dos momentos mais aguardados da cerimônia de abertura das Olimpíadas.

As tochas em exposição são dos seguintes jogos: Berlim – 1936; Londres – 1948; Melbourne – 1956; Roma – 1960; Tóquio – 1964; México – 1968; Munique – 1972; Montreal – 1976; Moscou – 1980; Los Angeles – 1984; Seul – 1988; Barcelona – 1992; Atlanta – 1996; Sydney – 2000; Atenas – 2004; Beijing – 2008; Londres – 2012; e Rio de Janeiro – 2016.

Feira de Livros

Também está funcionando no Amazonas, com encerramento nesta terça-feira (27), a feira de livros “Letrinha”, com mais de mil títulos em exposição.

O espaço, instalado na Praça Central de Eventos, está fazendo o maior sucesso entre os apaixonados pela literatura brasileira e mundial. Organizada pela empresa Letrinha, a feira tem como objetivo estimular o hábito da leitura desde a infância, convidando as famílias para uma imersão no universo lúdico dos livros.

Na feira, é possível encontrar clássicos da literatura infantil, como O Pequeno Príncipe, diversas publicações da escritora inglesa Jane Austen, além de várias opções de livros de atividades e interativos para os pequenos. Tudo com preços acessíveis.

Todas as atrações do Amazonas Shopping seguem, rigorosamente, as recomendações para saúde e segurança dos visitantes, como uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool em gel e sinalização de distanciamento. Nas entradas de acesso ao shopping estão instalados equipamentos que permitem acompanhar, de forma automatizada e em tempo real, todas as pessoas que entram no local, sem que precisem parar para medir a temperatura. O sistema faz a leitura automática de temperatura e reconhecimento de uso de máscara.

Anúncio