Abu Dhabi – O Palmeiras conhecerá nesta quarta-feira (9) seu adversário na final do Mundial de Clubes da Fifa. Depois de passar pelo Al-Ahly, do Egito, por 2 a 0, o Verdão aguarda o vencedor do confronto entre Al-Hilal (Arábia Saudita) e Chelsea (Inglaterra). Os times se enfrentam às 13h30 (de Brasília), no Mohammed Bin Zayed Stadium.
O favoritismo é do time inglês, atual campeão da Europa. Entretanto, os adversários chegam embalados após aplicarem a maior goleada da história da competição, ao vencer o Al-Jazira, dos Emirados Árabes, por 6 a 1. Este é o segundo torneio Fifa do time árabe que, em 2019, foi eliminado na semi pelo Flamengo de Jorge Jesus.
Para o jogo diante dos ingleses, o Al-Hilal não tem nenhum desfalque e a base da classificação com goleada nas quartas de final tem como destaque o brasileiro Matheus Pereira, que anotou um gol e uma assistência no torneio.
Outros nomes conhecidos da equipe que venceu a Champions asiática são o volante Cuéllar e o atacante Michael, que passaram pelo Flamengo. O time ainda conta com os centroavantes Marega (ex-Porto) e Ighalo, nigeriano, que atuou por Manchester United e tem longa passagem pelo futebol italiano.
Chelsea de volta
Já o representante europeu só chegou no último domingo a Abu Dhabi. Um dia antes, o Chelsea eliminou o Plymouth, da terceira divisão inglesa, na prorrogação da Copa da Inglaterra.
A delegação viajou para os Emirados Árabes sem o técnico Thomas Tuchel. O alemão testou positivo para Covid-19 e só deve ir ao Oriente Médio caso os Blues confirmem o favoritismo e avancem para a final, que será disputada no próximo sábado (12), às 13h30, no mesmo estádio da semi.
Apesar do desfalque na beira de campo, dentro das quatro linhas o time vai completo. Isso significa que Lukaku, Jorginho, Rudiger e Azpilicueta devem começar jogando.
A única dúvida é no gol. Campeão por Senegal na Copa Africana de Nações, Mendy foi direto para Abu Dhabi e pode aparecer embaixo das traves. Se ele não jogar, Kepa começa entre os onze.
Memória dolorosa no Mundial
O espanhol Azpilicueta, que atua em todas as posições da defesa do Chelsea, havia chegado ao time inglês no meio do ano de 2012, já com o time campeão da Champions daquela temporada e com vaga no Mundial de Clubes. Após eliminar o Monterrey, do México, o time londrino pegou o Corinthians na final e acabou derrotado por 1 a 0 — Paolo Guerrero fez o único gol do jogo.
“Estou muito motivado. Em 2012 doeu muito. E é a única competição que não conquistei. Vencer pela primeira vez pelo clube é enorme, temos que fazer disso tudo para nós. Estamos representando a Europa, valorizamos como é difícil estar aqui”, disse o jogador espanhol, durante a coletiva pré-jogo da semifinal.
“Perdemos a final naquela vez. Foi minha primeira temporada, parecia mais fácil do que era, mas com o tempo você vê como foi difícil. Temos que fazer o máximo. Será difícil, mas espero que a experiência nos ajude no torneio.”
O polivalente espanhol, que era reserva em 2012, entrou na parte final do jogo, mas não conseguiu evitar o revés para o rival do Palmeiras em jogo realizado no Japão.
Palmeiras analisa adversários
Técnico do Palmeiras, Abel Ferreira evitou falar de um possível rival na decisão. “A final é Davi contra Golias. Nunca vendi ilusões a ninguém. É verdade, vamos ver quem será o adversário. Falo do próximo jogo quando sair o adversário. Temos um propósito: ganhar.”
FICHA TÉCNICA
Al-Hilal x Chelsea
Local: Mohammed Bin Zayed Stadium, em Abu Dhabi
Data e hora: quarta-feira (9/2), às 13h30 (de Brasília)
Arbitragem: Cesar Ramos (México)
AL-HILAL: Al Mayouf; Abdulhamid (Al-Burayk), Jang Hyun-Soo, Al Bulayhi e Al-Shahrani; Cuéllar, Kanno, Matheus Pereira, Salem Al-Dawsari; Marega e Ighalo. Técnico: Leonardo Jardim
CHELSEA: Mendy (Kepa); Thiago Silva, Rüdiger e Christensen; Azpilicueta, Kanté, Jorginho, Mount e Havertz; Lukaku e Ziyech. Técnico: Arno Michels (substituto de Thomas Tuchel)