Amazonas encerra participação nos Jogos Universitários Brasileiros com resultado inédito

Nas disputas individuais, 15 medalhas foram conquistadas, sendo quatro ouros, seis pratas e cinco bronzes

Manaus – O Amazonas encerrou na última segunda-feira (18), em Brasília, sua participação na etapa nacional dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e garantiu um feito inédito, conquistando 18 medalhas para o Estado. Composta por 106 atletas, a delegação amazonense competiu em 12 modalidades, entre individuais e coletivas, nos naipes masculino e feminino.

Nas disputas individuais, 15 medalhas foram conquistadas, sendo quatro ouros, seis pratas e cinco bronzes, distribuídas entre as modalidades e-Sports (Clash Royale), karatê, wrestling, judô e natação. Já nas coletivas, os representantes da Universidade Nilton Lins do handebol masculino e vôlei feminino faturaram ouro e prata, respectivamente. Além da equipe de futsal masculino da Ufam, que também arrastou o primeiro lugar do pódio.

De acordo com a vice-presidente do Regional Norte da CBDU e presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud), Lilian Valente, o resultado mostra que todos os esforços valeram à pena. “Eu não podia estar mais feliz com esse quantitativo inédito de medalhas. O Amazonas é um celeiro de campeões e nossos atletas universitários puderam comprovar isso, mostrando dedicação e talento em mais um JUBs. “, destacou Lilian, que falou ainda dos próximos eventos.

“Temos muita coisa pela frente, inclusive seletivas em várias modalidades para o Mundial, e vamos continuar trabalhando para proporcionar aos nossos atletas experiências enriquecedoras no desporto universitário”, ressaltou.

Em 2019, o Amazonas alcançou a 11ª posição no ranking nacional. Neste ano, com o resultado inédito de medalhas, a pontuação deverá ser suficiente para melhorar o nivelamento diante das outras equipes do país e levar a Faud para o Top 10 no ranking universitário nacional.

A competição – Desde 2018, todas as competições do calendário CBDU recebem o nome de Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que juntas formam a temporada do anual. Assim, em um único ano há diversos JUBs.

Em 2021, a 68ª edição dos JUBs, maior competição universitária da América Latina, recebeu 3.500 atletas de 271 instituições de ensino do País.

Anúncio