Teresópolis – Após a polêmica arbitragem do japonês Yuichi Nishimura na estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo contra a Croácia, caberá ao turco Cuneyt Cakir apitar o jogo entre Brasil e México, nesta terça-feira, a partir das 16 horas, na Arena Castelão, em Fortaleza.
No jogo de abertura da Copa, na quinta passada, no estádio Itaquerão, em São Paulo, Nishimura foi muito criticado pelos croatas pelo pênalti marcado em Fred, que originou o segundo gol de Neymar e abriu caminho para a vitória brasileira por 3 a 1.
Apesar das críticas à atuação do árbitro japonês, o técnico Luiz Felipe Scolari, o próprio Fred e os demais jogadores da seleção brasileira defenderam que foi pênalti. E a Fifa também considerou correta a decisão de Nishimura naquela jogada.
Mas, por conta da polêmica com Nishimura, aumenta a pressão sobre Cakir para o jogo desta terça em Fortaleza. Aos 37 anos, ele é o segundo árbitro turco a apitar em uma Copa do Mundo, depois da estreia de Dogan Babacan na edição de 1974, na então Alemanha Ocidental.
Na carreira internacional, Cakir já apitou a final do Mundial de Clubes da Fifa de 2012, quando o Corinthians derrotou o Chelsea e conquistou o título no Japão. Ele também trabalhou na Eurocopa de 2012, na Polônia e Ucrânia, e nas Eliminatórias Europeias da Copa de 2014.