Arena da Amazônia vira ‘Arena do Mundo’ em dia de jogos

Amor pelo futebol une pessoas de várias partes do mundo  para assistir Camarões e Croácia, com direito a elogios a Manaus. 

Manaus –  A Arena é da Amazônia, mas em jogos da Copa do Mundo ela acaba se tornando uma arena global. Torcedores de diversas partes do mundo se reúnem na cidade para curtir a experiência de um evento grandioso como a Copa do Mundo, que acaba virando uma grande festa, tendo como idioma oficial o amor pelo futebol.

O casal de venezuelanos Ricardo Jardim e Miriam Silva, ambos de 50, chegaram há  três dias em Manaus e vieram apenas para o jogo entre Camarões x Croácia,  na Arena da Amazônia. Professor em Caracas, Jardim não torce para nenhuma das seleções, mas a esposa espera uma vitória da Croácia. Pela primeira vez na capital do Amazonas, eles estão adorando a estadia.

“O único problema é que os motoristas de ônibus dirigem muito rápido, parece que estão disputando uma corrida de  Fórmula 1”, comentou Jardim, que regressa na sexta-feira para casa.

O chinês Yang Huang tem 26 anos e chegou em Manaus na segunda-feira. Ele já tinha visto o jogo entre Suíça e Equador, em Brasília. Agora, veio a Manaus conferir Camarões e Croácia e depois viaja pra São Paulo.

“Escolhi vir para Manaus por conta da floresta. A cidade é muito boa e as pessoas são amáveis”, afirmou ele, que é analista financeiro na cidade de Shenzen. 

Os canadenses Jim Forbes e Ivan Lemus trabalham juntos em uma empresa em Toronto. Lá eles convivem com muitos croatas, e seria natural, para ambos que torcessem pelo país dos amigos, certo? Não para Jim. Usando a camisa oficial da seleção camaronesa, ele deixou bem claro o motivo de sua torcida para os Leões africanos. “Eu trabalho com muitos canadenses, então quero tirar um sarro da cara dos meus amigos se Camarões ganhar”, afirmou ele. 

Já Ivan resolveu torcer para Croácia devidamente uniformizado não somente por conta dos colegas de trabalho. “Quero zoar da cara dele depois do jogo”, afirmou ele, pouco antes de ser abordado por torcedores brasileiros, que, em nome da festa, tiraram fotos e se divertiram com os turistas. 

CONFIRA GALERIA DE FOTOS: A ARENA DO MUNDO

im e Ivan vieram de Fortaleza, e agora estão em Manaus, onde já fizeram um passeio turístico pela região. “Fizemos um passeio pela selva, conhecemos a Amazônia, e está sendo tudo muito bom”, afirmou Jim. 

Francisco Thibaut, 26, nasceu na França, onde moram seus pais, que são portugueses. Ele  mora em Manaus desde janeiro de 2013, com a esposa Gabriela Francisca, e trabalha com tecnologia. Francisco já sabia que teria Copa em Manaus, mas não veio por causa do evento. Ele aproveitou pra ver todos os jogos e espera uma vitória de Portugal no domingo, contra os Estados Unidos, por  3 a 0.

Os colombianos Edgar Ortiz e Andreas Rodriguez, torcedores fanáticos do América de Cali, também marcaram presença nas arquibancadas de Camarões e Croácia. Eles têm ingressos para todos os jogos em Manaus e estão animados com o ambiente de Copa do Mundo. “Já conversamos com brasileiros, croatas, ingleses e a festa é enorme. O povo daqui é muito caloroso, muito amigo, e nos recebeu muito bem”, afirmou Edgar. 

O inglês  Antony Garrigan, 49, está com o filho desde 13 de junho na cidade e amou Manaus. “Achei as pessoas adoráveis”, disse. Ele vai torcer para Camarões, enquanto o filho, para a Croácia. Moradores e torcedores do Liverpool, eles também vão assistir Portugal e Estados Unidos, no domingo. 

Torcedor de Cabo Verde, Pedro Ramos, 40, veio a Manaus especialmente para assistir ao jogo entre Camarões e Croácia. “Enfrentamos eles (Camarões) nas eliminatórias, mas vou torcer por eles”, afirmou.

Cristiane martinez, de Assunção, no Paraguai, tem 28 anos, está de férias em Manaus e aproveitou pra ver esse jogo da Copa do Mundo.  Ela, que veio com amigos colombianos, disse que ficou encantada com os botos, com as praias e a Ponta Negra.

A francesa Cyrielle Anais Cédric, 26, veio com amigos para torcer por Camarões. “Gostamos de tudo, principalmente das pessoas, que são muito alegres”. 

Texto: Bruno Elander, Bruno Tadeu, Dante Graça, Diogo Rocha e Jhemisson Marinho.

 

Anúncio