Atleta amazonense de Parabadminton participa de Campeonato Internacional no Peru

Mikaela Almeida estreou com vitória no evento, nesta terça-feira (18), ao enfrentar a ucraniana Ivana Redka

Manaus – A paratleta amazonense Mikaela Almeida, do Núcleo de Badminton da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), estreou com vitória, nesta terça-feira (18), no Campeonato Internacional de Parabadminton 2020, que acontece em Lima, no Peru. Mikaela enfrentou a ucraniana Ivana Redka no primeiro dia de competições do evento, que vai até o próximo domingo (23).

Nesta quarta-feira (19), Mikaela representará o Brasil contra a China pela categoria Dupla Mista, e enfrentará o Peru na categoria Individual (Foto: Divulgação)

Além de atleta da Faar, Mikaela também é aluna da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto e recebeu apoio da Seduc para participar da competição. ‘Mika’, como é carinhosamente conhecida, compete na categoria SU5 (incapacidade no braço) e terá disputas Individuais e em Dupla Mista. Única representante do Estado entre dez brasileiros, Mikaela faz parte do Núcleo de Desenvolvimento de Badminton, coordenado pelo Centro de Treinamento de Alto Rendimento do Amazonas (Ctara).

Nesta quarta-feira (19), Mikaela terá duas disputas. Pela categoria Dupla Mista, ela representará o Brasil contra a China e enfrentará o Peru, na categoria Individual.

Mika foi revelada em 2015 e entrou para a história da modalidade ao ser a primeira atleta brasileira a participar dos Jogos Parapan-Americanos e conquistar uma medalha, ficando com o ouro da competição. Ela faz parte da Seleção Brasileira desde 2017.

Para o técnico da atleta, Fernando Taffarel, esta competição é muito importante, porque soma pontos para o ranking internacional e, consequentemente, para garantir uma vaga nas Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio deste ano. “Ela tem grandes chances de pontuar para Tóquio, mas nesta disputa, precisa ficar entre as três primeiras colocadas”, explicou.

De acordo com o treinador, a última competição antes do torneio do Japão será na Espanha, em março e, então, somente após essa etapa serão definidos os nomes que irão compor a equipe representante do Brasil.

Ranking mundial

Até a última atualização, Mikaela estava entre as 15 do ranking mundial na modalidade, entretanto, falta ser pontuada a conquista da atleta nos Jogos Parapan-Americanos, realizados em agosto de 2019, em Lima, no Peru, quando a atleta garantiu a medalha de ouro na categoria Individual. Os pontos serão atualizados somente após as competições pré-olímpicas.

Anúncio