Flamengo e Cruzeiro jogam pelo Brasileirão, neste sábado

Duelo deste sábado (27), às 19h (de Manaus), bota frente a frente dois concorrentes ao título da temporada. Em momentos distintos, cariocas querem afastar crise enquanto rival quer aumentar sequência de vitórias

Rio de Janeiro – Atual vice-campeão brasileiro, o Flamengo estreia na competição neste sábado (27), às 19h (de Manaus) apontado como um dos favoritos ao título. De cara, porém, o time terá uma tarefa dura: superar o embalado Cruzeiro, que na semana passada conquistou o Campeonato Mineiro e vem de cinco vitórias seguidas na Copa Libertadores. A partida no Maracanã também marcará a despedida do zagueiro Juan, que aos 40 anos vai se aposentar do futebol.

Na estreia no Brasileirão, Flamengo tem a difícil missão de parar o Cruzeiro (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

A intenção no clube é que o defensor atue pelo menos nos minutos finais da partida, mas essa definição dependerá do andamento do jogo. A própria escalação do time é uma incógnita, já que o treino de sexta-feira, o último antes da partida, foi fechado.

Inicialmente, a intenção de Abel Braga era colocar um time misto contra os mineiros, mas a derrota na Libertadores – com a consequente vaga às oitavas de final ameaçada – fez o treinador rever seus planos. Assim, a tendência é de que o Flamengo vá a campo com praticamente força máxima.

O único desfalque certo é o goleiro Diego Alves, com uma lombalgia.

“A ideia é aproveitar a noite especial ao máximo possível. Não decidimos ainda em que situação eu vou jogar, até porque é um jogo importante para o Flamengo”, disse Juan, que apesar disso mostrou alguma ansiedade. “Meu último contato com torcida tem tudo para ser uma noite especial”, disse o veterano.

Do outro lado, Com 16 vitórias e cinco empates, o campeão mineiro coloca sua invencibilidade em jogo diante de um duro rival e em um confronto que envolve dois clubes considerados candidatos ao título.

Com um início de temporada invejável – foi campeão mineiro e venceu os cinco jogos que fez na Copa Libertadores -, o Cruzeiro testará a força do seu elenco logo na estreia. Robinho, desgastado, será poupado, enquanto Raniel continua se recuperando de uma pancada na coxa esquerda, sofrida há três semanas. O destaque da equipe, além do artilheiro Fred, fica para o setor de meio-de-campo, que conta com Rodriguinho, Pedro Rocha e Marquinhos Gabriel, jogadores de alto poder de decisão.

O treinador considera o elenco atual do Cruzeiro mais gabaritado para enfrentar a maratona de jogos daqui para frente do que nas temporadas anteriores. Mirando o título brasileiro, Mano não pretende atuar só com reservas no Brasileirão quando tiver compromissos próximos por outros torneios, adotando um rodízio para evitar um desgaste maior do elenco. Até por isso, não revelou a escalação para o duelo com o Flamengo.

“Ano passado tivemos praticamente de abrir mão de alguns jogos, pois tínhamos jogos decisivos de Libertadores, de Copa do Brasil O que fizemos diferente foi qualificar mais nosso elenco. Mantivemos jogadores qualificados e acrescentamos outros”, disse Mano.