Ciclismo e Atletismo são os destaques das competições do JEAs 2024

Disputas seguem até o dia 27 de julho, com mais de 5 mil alunos, de 39 municípios, competindo

Manaus – No primeiro fim de semana dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) sábado (20) e domingo (21), os alunos atletas disputaram a final nas modalidades do Ciclismo e mais de 50 provas, em diversas modalidades do Atletismo. Os dois primeiros lugares na premiação geral de Ciclismo e o pódio do Salto em Distância, na categoria juvenil feminino, foram de estudantes da rede estadual. Os JEAs seguem até o dia 27 de julho, com mais de 5 mil alunos, de 39 municípios, competindo.

(Euzivaldo Queiroz / Divulgação)

Com três provas, na manhã do sábado (20), quatro atletas receberam medalhas no Ciclismo. Na categoria infantil masculino, o primeiro colocado foi Anderson Gabriel Silva e Silva, aluno da Escola Estadual (EE) Elias Novoa Alvarez. E no juvenil masculino, o primeiro lugar ficou com Pedro Lucas Almeida do Nascimento, da EE Adelaide Tavares de Macedo.

Na classificação geral, o segundo lugar ficou com o estudante Manoel Corrêa Souza, da EE Coronel Pedro Câmara (CMPM VIII). O atleta recebeu medalha de ouro na primeira prova, de velocidade, e compartilhou sua satisfação de ser premiado na disputa.

“Esperei muito por esse momento. Passei mais de um ano e meio treinando para esse dia, para o grande JEAs, e aqui estamos com a medalha de ouro no contrarrelógio”, disse o aluno.

Atletismo

(Euzivaldo Queiroz / Divulgação)

Na Vila Olímpica de Manaus, localizada na zona centro-oeste, 579 atletas disputaram, em diversas modalidades, medalhas no Atletismo. Uma delas foi Larissa Pereira, aluna do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Maria Adelaide Marinho, que veio do município de Careiro para competir na modalidade Salto em Distância.

A jovem ganhou medalha de ouro na categoria juvenil feminino e dividiu o pódio com outras duas estudantes da rede estadual: Emanuela Yasha (2º lugar), da EE Carmina de Castro; e Rayane Silva (3º lugar), da EE Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Para Larissa, os treinos na quadra da escola foram essenciais para a vitória.

“Estou muito feliz. Eu achava que iria ficar em segundo, só que eu vim orando e treinando muito. Também pensei em todas as dificuldades que passei até chegar aqui. Estou muito feliz com o meu resultado”, declarou a atleta.

Segundo Marleide Borges, diretora de arbitragem da Federação Amazonense de Atletismo, é gratificante perceber que, com os resultados das provas, diversos alunos já demonstram potencial para vencer também as competições nacionais, como os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).

“É gratificante tanto para o engrandecimento da modalidade, que é a do Atletismo, quanto para os jovens, que têm essa oportunidade de vencer na vida por meio do esporte”, afirmou a árbitra.

Wrestling e Xadrez

(Euzivaldo Queiroz / Divulgação)

No domingo (20), os atletas também disputaram as finais nas modalidades Wrestling e Xadrez. No Wrestling, os estudantes foram premiados no estilo livre feminino, no estilo livre masculino e no estilo greco-romano masculino. E no Xadrez, os alunos foram premiados após jogarem as finais nas categorias Pensado infantil masculino e feminino e Pensado juvenil masculino e feminino.