Confira as principais joias do futebol e do basquete em 2023

Muitas vezes, basta assistir alguns minutos de um ou outro jogador para chegar a conclusão de que se trata de uma verdadeira promessa

São Paulo – No esporte, poucas coisas são tão animadoras quanto poder ver de perto o crescimento e amadurecimento de um jovem atleta, alcançando o status de craque em sua modalidade. Muitas vezes, basta assistir alguns minutos de um ou outro jogador para chegar a conclusão de que se trata de uma verdadeira promessa. Dito isso, separamos para você algumas das principais joias do futebol e do basquete em 2023.

(Foto: RF._.studio / Pexels)

Dois dos esportes mais populares do planeta, o futebol e o basquete lidam de maneira bastante semelhante com jovens jogadores. Em ambas as modalidades, a figura de um jogador novo e habilidoso se mostra como extremamente atraente para os clubes. No basquete, temos o draft (período para poder “fisgar” esses atletas), enquanto no futebol temos negociações na base e no profissional. 

No entanto, engana-se quem pensa que qualquer jogador habilidoso consegue carregar o advento de “joia” dentro de um esporte. Isso porque, para ser desejado dessa forma, os atletas precisam se sobressair para além da habilidade. Muitos, inclusive, só conquistam tal status depois de terem se provado no profissional.

Dito isso, confira quem são as principais joias do futebol e do basquete em 2023:

Victor Wembanyama – San Antonio Spurs

No que diz respeito a expectativas quanto a jovens atletas, não é exagero algum afirmar que o basquete costuma ser muito mais pé no chão do que o futebol. Dificilmente um jogador do draft será equiparado com algumas das lendas do esporte ou algo do tipo. O ponto fora da curva, bem, acaba sendo o ponto fora da curva.

E é justamente aí que entra Victor Wembanyama, de longe a principal joia do basquete internacional em 2023. Estamos falando do jogador cujas expectativas são gigantescas, em um nível que não se via desde que Lebron James, um dos maiores jogadores da história desse esporte, foi draftado. 

Francês e com apenas 19 anos de idade, Wembanyama foi escolhido pelo San Antonio Spurs no draft recente. Quando o clube viu o que lhe aguardava, provavelmente deu graças a Deus, visto que tem nas mãos um jogador extremamente talentoso, moderno e provável melhor do mundo daqui a alguns anos.

Com 2,25 metros de altura, Victor Wembanyama tem uma habilidade fora do comum – segundo especialistas. Além do seu tamanho, ele também possui um controle de bola fora de série e uma inteligência extremamente incomum para a sua idade, sendo capaz de decidir e resolver jogadas em um piscar de olhos.

Na NBA, todos os olhos estão depositados sobre o jovem francês. Não porque ele já é o melhor do mundo ou o melhor de sua posição, longe disso. Mas sim porque, pela sua idade e pelo que apresenta até aqui, o jogador promete ter uma curva de aprendizado significativa – o que, no futuro, pode culminar em um posto de melhor do mundo.

Endrick – Palmeiras  

Imagine ser comprado pelo maior clube de futebol do mundo com apenas 16 anos de idade. Mais do que isso, saber que o time escolheu lhe adquirir mesmo sabendo que terá de esperar dois anos para, finalmente, quando você atingir a maioridade, poder lhe integrar ao elenco. Pois é, foi justamente isso o que aconteceu com Endrick – uma das maiores joias do esporte internacional.

Revelado pelo Palmeiras, o jovem jogador de 17 anos é considerado a maior promessa do futebol brasilerio desde Neymar. Há quem diga, inclusive, que o seu comportamento e foco dentro de campo lhe consolidam como alguém que pode ser muito maior e mais vencedor do que o ex-craque do Santos – quem sabe, até mesmo, entrar na prateleira de Pelé.

Para se ter uma ideia, o Real Madrid comprou Endrick pela singela bagatela de 400 milhões de reais. E enquanto ainda não pode vestir a camisa do time merengue, o jovem jogador desfila pelos gramados brasileiros com a camisa do Palmeiras, mostrando não apenas maturidade e habilidade como, também, grande liderança.

Integrado à equipe profissional do Palmeiras desde o ano passado, quando ainda tinha 16 anos, Endrick passou a ser titular inquestionável em 2023. Mesmo sem ter números tão chamativos em termos de gols, o jovem jogador já provou por diversas vezes que é tudo isso que as pessoas estão falando. 

Um exemplo claro foi a partida entre Palmeiras e Botafogo, uma das melhores (senão a melhor) do Brasileirão de 2023. Na ocasião, o Verdão perdia por 3 a 0. No segundo tempo, Endrick assumiu a responsabilidade da partida. Fez um gol. Pediu para seus companheiros tocarem a bola nele e, em seguida, fez mais um. No final, o Fogão foi derrotado por 4 a 3.

Scoot Henderson – Portland Trail Blazers

Voltando para o basquete, outra grande joia do esporte em 2023 é o norte-americano Scoot Henderson, do Portland Trail Blazers. O jovem jogador foi draftado no último draft e, assim como Wembanyama, também é considerado por muitos especialistas como um dos atletas mais promissores de sua geração. 

Muitos acreditam que Scoot poderá ser o principal jogador de sua geração, depois de Wembanyama. O jovem atleta já vem recebendo elogios do técnico de sua equipe, Chauncey Billups, o qual declarou recentemente que ele será uma verdadeira estrela da NBA – algo que poucos de fato conquistam.

Armador, o atleta vem se destacando por ter não apenas uma grande qualidade no ataque como, também, na defesa. Promete ser um dos principais nomes dos próximos anos na NBA – e já é uma verdadeira joia para o basquete norte-americano.

Yamine Lamal – Barcelona

E para finalizar a lista das principais joias do futebol e do basquete em 2023, retornamos para os gramados para falar de Yamine Lamal. O espanhol, de apenas 16 anos de idade, conseguiu a proeza de ser nada mais nada menos do que titular do Barcelona em muitos dos primeiros jogos da equipe catalã na temporada.

Lamal fez uma pré-temporada avassaladora com a camisa do Barcelona e, mesmo que não tenha marcado gols, vem se destacando pela sua consciência dentro de campo, agilidade e habilidade. Mesmo tão jovem, tem se provado maduro o suficiente para fazer com excelência a função de ponta esquerda em um dos maiores times do mundo. 

Muitos já o colocam como um dos principais jogadores de sua geração, visto que é extremamente jovem e já está brigando pela titularidade em um clube tão grande. Além disso, convocado pela Seleção Espanhola, já tem dois gols em três partidas disputadas. Tem tudo para ser um dos grandes nomes dos próximos anos. 

Anúncio