Brasil estreia na Copa do Mundo FIFA Catar 2022 com vitória de 2 a 0

Os dois gols foram anotados por Richarlison

Catar – A espera acabou! A Seleção Brasileira fez sua estreia, nesta quinta-feira (24), na Copa do Mundo FIFA Catar 2022. Diante da Sérvia, no Estádio Nacional de Lusai, em Lusai, a Canarinho venceu por 2 a 0. Em grande jogo coletivo, o Brasil pressionou a Sérvia e conquistou o primeiro passo rumo ao hexacampeonato. Richarlison foi o responsável por balançar as redes do Brasil com direito a goloça de voleio.

Brasil x Sérvia pelo primeiro jogo da fase de grupos da Copa do Mundo Catar 2022. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Com o resultado, o Brasil é o líder no Grupo 6 com 3 pontos e 2 gols de saldo, seguido da Suíça com os mesmo três pontos, mas um de saldo. Na sequência, Camarões e Sérvia. Na próxima rodada, a Seleção enfrenta os suíços na segunda-feira (28), às 13h (Horário de Brasília), no Estádio 974, em Doha.

O jogo

O Brasil começou o primeiro tempo dominando a posse de bola e controlando o jogo. Com uma marcação forte, a Sérvia parou a Canarinho muitas vezes na falta. As principais jogadas foram pelos pontas com Vinicius Júnior e Raphinha, a dupla teve as melhores chances de abrir o placar no primeiro tempo. Aos 26 min, Thiago Silva viu Vini livre na área, e enfio a bola entre a defesa sérvia, no entanto, o goleiro Vanja Milinkovic-Savic agiu rápido e tiro a bola dos pés do atacante brasileiro.

Aos 34 min, Lucas Paquetá tabelou com Raphinha, o camisa 11 do Brasil chegou livre na área, mas o chute foi fraco e sem muita dificuldade para o goleiro sérvio. A Canarinho teve mais uma chance de perigo, aos 40 min, Marquinhos viu Vini Jr. livre, com um lançamento deixou o atacante livre, mas de novo, Vanja Milinkovic-Savic apareceu pra salvar a seleção sérvia. Se a defesa da Sérvia teve muito trabalho no primeiro tempo, o setor defensivo do Brasil não foi muito exigido na etapa inicial.

blank

Brasil x Sérvia pelo primeiro jogo da fase de grupos da Copa do Mundo Catar 2022. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

O Brasil começou o segundo tempo mantendo a intensidade. E o gol parecia apenas questão de tempo. Primeiro com Raphinha, que roubou a bola do zagueiro na entrada da área, mas o chuto acabou ficando na defesa do goleiro. Aos 14 min, Alex Sandro chutou de fora da área, a bola batei na trave.

E como o gol era apenas questão de tempo, aos 16 min, Richarlison abriu o placar para o Brasil em jogada que começou nos pés de Neymar, que limpou a marcação na área, Vinicius Jr ficou com a sobra, o goleiro deixou a sobra, e Richarlison finalizou o gol. O dia era dele! O camisa 9 também foi o autor do segundo gol. Aliás, golaço. Vini Jr. avançou pela esquerda e encontrou Richarlison livre na área. De voleio, o atacante marcou o seu segundo gol do jogo.

A melhor chance da Sérvia veio em cobrança de escanteio. Sergej Milinkovic-Savic cabeceou com perigo em direção ao gol, mas Marquinhos tira o perigo. Com a vantagem no marcador, o técnico Tite provou algumas mudanças na equipe, e seguiu pressionando a defesa sérvia, com boas chances brasileiras.

BRASIL: Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Lucas Paquetá (Fred) e Neymar (Antony); Raphinha (Martinelli), Vinicius Jr (Rodrygo) e Richarlison (Gabriel Jesus).

Anúncio