Catar – O Marrocos está classificado para as oitavas de final da Copa do Mundo no Catar. Nesta quinta-feira (1º), ao meio dia, em duelo contra o Canadá, no estádio Al Thumama, a seleção marroquina venceu por 2 a 1 e garantiu o primeiro lugar no Grupo F. Foi o último jogo da primeira fase do Mundial.

(Foto: Reprodução Instagram @FIFAWorldCup)
Antes mesmo de entrara em campo os canadenses já estavam eliminados. O resultado não mudou a colocação da seleção norte-americana, que permaneceu como lanterna do grupo. Ao mesmo tempo, Croácia e Bélgica se enfrentaram. O jogo no estádio Ahmed bin Ali terminou sem gols e os croatas levaram a melhor e também se classificaram para as oitavas.
E teve Brasil em campo. O árbitro da partida foi o brasileiro Raphael Claus, ao lado dos assistentes Rodrigo Figueiredo, Henrique Correa e Danilo Simon, também todos do Brasil.
Confirmando o favoritismo na partida, Marrocos começou pressionando o Canadá e aos 5 minutos, Ziyech aproveitou o vacilo da defesa canadense e abriu o placar com um golaço de cobertura. Marrocos na frente no Al Thumama, em Doha.
O jogo seguiu com domínio marroquino, porém sem grandes chances de gol. Até o minuto 22, quando En-Nesyri recebeu um lançamento de Hakimi, dominou entre dois zagueiros do Canadá e com categoria, mandou para o fundo da rede. Marrocos 2, Canadá 0.
En-Nesyri não somente ampliou o placar, mas também fez história para o Marrocos na Copa do Mundo. Essa foi a primeira vez que um marroquino marcou em mais de um Mundial.
O Canadá voltou para o jogo com um gol contra de Nayef Aguerd, aos 41 da primeira etapa. Depois de um cruzamento de Adekugbe pelo lado esquerdo, o zagueiro marroquino tentou interceptar a trajetória da bola, mas não conseguiu e a acabou tirando o goleiro Bounou do lance.
Com mais uma emoção para o finalzinho do primeiro tempo, En-Nesyri mandou para o fundo da rede de novo, mas a arbitragem brasileira sinalizou posição de impedimento no ataque do Marrocos. A seleção marroquina terminou o primeiro tempo na frente, com mais domínio, mas com apenas um gol de diferença e um Canadá mais ligado no jogo.
O Canadá começou o segundo tempo mais ofensivo. Com algumas chances mais perigosas, os canadenses até tentaram mudar o cenário do jogo, porém o Marrocos não deixou. A partida seguiu durante os últimos 45 minutos sem grandes emoções.
Dos dois lados, os técnicos tentaram encontrar soluções. Do lado marroquino, para matar o jogo e do lado canadense, para tentar se manter vivo na partida. As duas equipes continuaram com um jogo mais travado no meio de campo e com poucas chances reais de gol. No fim, Marrocos 2, Canadá 1 e a seleção marroquina nas oitavas.
Top of the group and into the Round of 16! 🙌
What a feeling for Morocco 🇲🇦#FIFAWorldCup | #Qatar2022
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) December 1, 2022