Corinthians está a um pé do título e enfrenta hoje o Fluminense

Líder disparado da Série A, Corinthians só depende de um triunfo sobre o adversário carioca, nesta quarta-feira, para matematicamente e de forma antecipada confirmar seu sétimo título

São Paulo – Falta apenas uma vitória para o Corinthians se sagrar campeão do Brasileiro de 2017. E isso pode ocorrer já hoje. Em casa, na Arena Corinthians lotada, em São Paulo, o Timão recebe o Fluminense, às 19h45 (de Manaus), pela 35ª rodada, com a expectativa de garantir antecipadamente o hepta.

Jô e Henrique Dourado terão uma briga individual pela artilharia (Foto: Corinthians/Divulgação)

O Fluminense não vence uma partida fora de casa desde o dia 16 de julho, quando superou o Coritiba. De lá para cá foram oito jogos, sendo quatro empates e quatro derrotas. A ansiedade em levantar a segunda taça em menos de um ano de trabalho faz com que o sempre ponderado técnico Fábio Carille admita que o duelo, hoje, não será apenas mais uma que vale três pontos.

“É claro que, para os atletas e para mim, o jogo é especial, pois uma vitória nos dá um título. Falar que era esperado, não é verdade, mas do jeito que o campeonato se desenhou é uma coisa natural do ser humano”, afirmou.

A CBF chegou a estudar a possibilidade de levar a taça de campeão para a arena do Timão, mas desistiu da ideia. Assim, caso o Corinthians confirme o título, a festa com o troféu deve ocorrer apenas contra o Atlético-MG, no próximo dia 26, pela 37ª rodada. Mas isso não parece importar ao treinador. “Quero ser campeão logo”, resumiu.

Para o possível jogo do título, Caíque França será mantido como titular no gol. Cássio deverá estar presente no estádio e existe até a possibilidade de ficar no banco de reservas. Ele chegará ao Brasil por volta das 16h e não terá condições de atuar. Na zaga, Pedro Henrique substitui o paraguaio Balbuena, suspenso.

O ‘matador’ Jô está de volta, deixando Kazim no banco de reservas. O restante do time é o mesmo que derrotou o Avaí, na rodada passada. A partida ainda contará com um duelo particular dos dois artilheiros do Brasileirão, Jô e Henrique Dourado, com 16 e 17 gols, respectivamente.

Mas o Fluminense entrará em campo com o objetivo de adiar a festa do Corinthians. O time carioca é o único que pode evitar o hepta da equipe paulista no Brasileiro. Uma vitória nesta 35ª rodada também poderia até livrar o Tricolor Carioca matematicamente do rebaixamento.

Atualmente, o Flu ocupa a 14ª colocação, com 43 pontos, a sete da zona da degola. O lateral-esquerdo Léo, que entrará como titular na vaga de Marlon, suspenso, falou sobre o confronto contra o líder da Série A.

“É cada um defendendo o seu. Pergunta se eles gostariam de estar no nosso lugar na tabela, se nos deixariam ser primeiros. Não deixariam. Cada um está fazendo o seu papel. Amanhã (hoje), vamos entrar com vontade de vencer. Nosso objetivo é fazer logo esses pontinhos que restam”, disse Léo.

O técnico Abel Braga escondeu o treino da véspera da partida e não confirmou a formação titular. Ele deve fazer ao menos duas alterações em relação ao time que perdeu para o Cruzeiro, por 3 a 1, no último domingo, em Belo Horizonte.

O meia equatoriano Sornoza e o atacante Henrique Dourado, que cumpriram suspensão na partida, começarão entre os titulares. Na zaga, Gum e Reginaldo disputam a vaga de Renato Chaves, suspenso.