Crianças autistas praticam ginástica artística em Manaus

Há cerca de um mês, o programa Viva as Diferenças da Prefeitura de Manaus, iniciou um projeto de atividades direcionadas a crianças com a síndrome.

Com a finalidade de promover a integração de crianças autistas nas atividades esportivas dos Centros de Esportes e Lazer (CELs), a Prefeitura de Manaus – por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (SEMDEJ) -, e em parceria com o grupo Mãos Unidas pelo Autismo (MUPA) e a Federação Amazonense de Ginástica (FAG), criaram a Ginástica Artística para crianças com Síndrome de Autista.

O projeto faz parte do programa “Viva as Diferenças”, existente há mais de três anos e é voltado para pessoas com deficiência. “A ideia surgiu depois de palestras com alguns representantes da Associação de Amigos do Autista (AMA), vindos da cidade do Rio de Janeiro, que implantaram aulas direcionadas aos portadores da síndrome”, afirma o professor Eldo Gomes, coordenador do programa.

Ainda segundo Eldo, as crianças precisam desenvolver-se, por isso as aulas foram criadas separadamente, para que pudesse ser feito um  trabalho mais específico.

Com apenas um mês de atividades a Ginástica para Autistas já conta com aproximadamente 10 crianças, na faixa etária de quatro á doze anos – para o qual o programa é direcionado – e, de acordo com a procura, tende a criar mais turmas, até para bem menores.“Estamos ainda no começo, mas esperamos bem mais crianças para que possamos aumentar a quantidade de turmas” comenta o coordenador.

As aulas são ministradas as sextas-feiras, de 8h as 10h, no CEL do Eldorado (Av. Rondonia, s/n, Conj. Eldorado, Parque Dez) com os materiais próprios de ginástica cedidos pela FAG.