Educadora Física aponta os benefícios da prática da corrida para as crianças

Aumento da capacidade respiratória, sociabilidade, resistência e desenvolvimento da motricidade são alguns dos benefícios

Manaus – A corrida é uma excelente atividade física e, segundo a educadora física e coordenadora da Corrida Infantil Sinepe-AM, Fabiana Farias da Silva, os mesmos benefícios que o esporte traz para o adulto, ele oferece também aos pequenos, como  aumento da capacidade respiratória, sociabilidade, resistência e desenvolvimento da motricidade.

A prática da corrida para as crianças deve ter um direcionamento diferente do que o esporte representa para um corredor adulto (Foto: Divulgação)

“Além disso, é uma ótima forma de transformar a rotina de treinamento em um ambiente de convivência, entre pais e filhos, fortalecendo assim o vínculo afetivo”, destacou a profissional de educação física.

Não há contra indicação para a prática de corrida infantil. “É muito importante incentivar as crianças desde cedo a desenvolverem o gosto pelas atividades físicas, combatendo o sedentarismo e garantindo um futuro saudável”, ressalta Fabiana.

A prática da corrida para as crianças, no entanto, deve ter um direcionamento diferente do que o esporte representa para um corredor adulto. Isso porque os pequenos ainda estão em fase de desenvolvimento, tanto físico quanto emocional. Então, o enfoque da atividade nesse período deve ser mais lúdico, relacionado ao prazer e à diversão, o que fará com que o pequeno corredor crie gosto pelo exercício.

Fabiana explica também que é preciso tomar alguns cuidados para que o excesso de exercícios não atrapalhe o desenvolvimento normal da criança, por isso, é fundamental a supervisão de um professor de educação física e o acompanhamento de um pediatra para avaliar os limites de cada criança de acordo com seu próprio desenvolvimento.

Corrida Infantil Sinepe-AM

O evento acontece no dia 28 de setembro, às 16h, na Fundação Vila Olímpica, localizada no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus. Os pais e responsáveis podem realizar a inscrição de crianças, com idade de 2 a 12 anos, no site https://www.ticketagora.com.br/ ou na sede do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM), que fica na rua Belo Horizonte n° 19, Edifício The Place Business, Sala 1308, no Adrianópolis, zona Centro-Sul. As inscrições custam R$ 55 e seguem até o dia 20 de setembro ou enquanto durarem as vagas.

A corrida será disputada de acordo com a idade dos competidores: as crianças de 2, 3 e 4 anos irão correr 50 metros; as de 5 e 6 anos será 100 metros; as de 7 e 8 anos será 150 metros; as de 9 e 10 anos será 200 metros; e as de 11 e 12 anos irão correr 300 metros. Os pequenos de até cinco anos só poderão participar se estiverem acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Os 500 atletas inscritos receberão o kit do evento nos dias 24, 25 e 26 de setembro no horário de 9h às 19h, na sede do Sinepe-AM, sendo necessária a apresentação da confirmação de inscrição, além do documento original e cópia, que confirma a condição de pai, mãe ou responsável do menor. O kit inclui uma ‘sacochila’, a camisa oficial do evento, o número de peito, uma squezee e uma viseira.

Anúncio