Manaus – Foram meses de dedicação e estudos para os alunos da Escola de Árbitros Syria Flores. O resultado disso será a formatura de 43 novos profissionais da arbitragem, que vai ocorrer nesta sexta-feira (19), às 19h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O presidente da Comissão Estadual de Árbitros (CEAF), Wéden Cardoso Gomes revelou como se desenvolveu o curso e a expectativa para os novos profissionais.
“Todos estão prontos para entrar nesse mercado. Sempre acompanhados de um árbitro experiente para que possam desenvolver as suas capacidades arbitrais. Fizeram mais de 15 provas teóricas e práticas. Todos estão recebendo uma formação de qualidade, onde foi debatido todas as minúcias da regra do jogo, onde tiveram capacidade de absorver esse conhecimento arbitral. Muitos até tem capacidade de conduzir uma partida”, destacou.
Dentre os 43 formandos temos a presença de seis mulheres, que nessa temporada tiveram descontos na mensalidade. O curso, realizado no auditório do Instituto 3B e da Federação Amazonense de Futebol (FAF), proporcionou um alto padrão de ensino, que uniu a teoria e a tecnologia para os futuros árbitros, com apoio de material logístico fornecido pela entidade máxima do futebol amazonense, incluindo materiais didáticos, uniformes e alimentação.
Com 240 horas entre teoria e prática, o curso foi desenvolvido com as matérias das 17 regras do jogo, espírito da regra e psicologia do esporte. Os alunos também tiveram aulas de primeiros socorros e supervisão esportiva. Além disso, todos participaram como estagiários na principal competição da Federação Amazonense de Futebol (FAF), o Campeonato Amazonense 2024.