Explorando o Algarve, o paraíso do surf em Portugal

Anote em sua lista de documentações o ETIAS, que entra em vigor no ano de 2024

São Paulo – Portugal é um país que tem se expandido no cenário dos esportes aquáticos. Surfistas estão explorando o Algarve em busca das melhores ondas.

(Foto: Pexels)

Algarve é uma região composta por diversas cidades que possuem proximidade umas das outras. E, além do surf, a área portuguesa conta com paisagens naturais de tirar o fôlego.

Em relação às praias do sul de Portugal, as águas são cristalinas, com pedreiras, grutas de pedras, e ondulações diferenciadas. E, no inverno, elas ficam livres de banhistas, ideais para os surfistas.

Então, você pretende viajar para o país português no próximo ano?

Anote em sua lista de documentações o ETIAS, que entra em vigor no ano de 2024. O ETIAS é uma autorização de viagem para os turistas de países terceiros, aos quais os membros do Espaço Schengen não exigem visto.

Assim, com passaporte, ETIAS, passagem de volta, reserva de hotel e seguro viagem na mão, embarque rumo a sua próxima viagem e se divirta surfando e explorando o Algarve.

Por que os surfistas estão explorando o Algarve?

Uma das vantagens que Algarve possui em relação a outras regiões de Portugal são as orlas marítimas muito próximas.

Comparativamente, essa característica faz lembrar o Sergipe – que, por sua vez, também traz campeonatos de surf.

Percorrendo poucos quilômetros é possível desfrutar de uma ondulação totalmente diferente para a prática do surf. A variedade de águas é imensa, de ondas maiores a águas mais calmas para aprender a surfar.

Além disso, entre uma praia e outra, quem está explorando o Algarve pode se deliciar com pratos típicos portugueses, conhecer aldeias e paisagens naturais.

Mas afinal, quais praias são realmente boas para o surf no Algarve?

Praia da Bordeira

Iniciamos com uma praia com quase três quilômetros de areia. E, por não possuir rochas, os ventos marítimos tornam essa uma excelente opção para a prática do surf.

Essa praia é bastante versátil e possibilita que, desde surfistas iniciantes, até os profissionais de ondas grandes possam aproveitar o mar. Afinal, a zona pode receber ondas de 60 centímetros, até 4 metros de altura.

Além disso, por ser extensa, mesmo no verão é fácil pegar ondas sem precisar disputar espaço com os banhistas.

Mas atenção: um alerta é que, a ponta esquerda, pelas condições naturais, deve ser explorada apenas por surfistas profissionais.

Meia Praia

Sendo uma das praias mais longas da região, quem está explorando o Algarve em busca de mar mais calmo para aprender a prática do surf, se dará bem nessa praia.

Em geral, a praia possui mar calmo. No entanto, com um vento favorável as ondas aparecem. O ideal é frequentar a praia no inverno, já que na primavera e verão há bastante incidência de banhistas.

Além do surf, essa região fica a poucos minutos da cidade de Lagos, e tem ótimas opções para aproveitar o fim de tarde.

Praia do Zavial

Quem está explorando o Algarve precisa aproveitar as ondas formadas pelos ventos de norte na praia do Zavial.

Geralmente, a formação de ondas acontece melhor no inverno, e é majoritariamente offshore.

Surfistas profissionais podem aproveitar ondas de mais de dois metros de altura. No entanto, é preciso ter atenção para a variação do mar, e também à zona de rebentação junto às rochas.

Praia do Beliche

Essa praia é famosa entre os surfistas. Quem está explorando o Algarve pode apreciar profissionais deslizando entre as ondas.

Como é virada para sudoeste, não é tão comum que haja ondas. No entanto, quando aparecem, sempre são aproveitadas pelos surfistas.

Uma característica natural dessa praia é que seu fundo não é muito profundo de areia e rochas. Por isso, quando as ondas quebram se tornam curtas e potentes.

O acesso à praia é feito com escadarias, então, tenha atenção quanto às recomendações de pranchas de surf.

Praia do Amado

Outra praia bastante conhecida pelos surfistas, a praia do Amado possui uma beleza inegável. O mar é acompanhado por vales e encostas rochosas.

Vizinha a praia da Bordeira, essa fica mais ao norte e as ondas são diversificadas e versáteis, com possibilidade de surf o ano todo.

Como ponto de atenção, tenha cuidado com os bancos de areia que influenciam as ondas, e também as rochas. Mesmo na maré baixa, as rochas ficam escondidas, carecendo de cautela ao surfar a região.

E a famosa Nazaré?

Mundialmente falada, a praia de Nazaré é conhecida pelos surfistas por suas ondas gigantes que podem alcançar mais de 20 metros de altura.

Inclusive, um brasileiro foi desbancado por um surfista alemão com o recorde de maior onda já surfada por uma pessoa.

Quem passa bastante tempo explorando o Algarve e gostaria de pegar grandes ondas, pode se deslocar até a região de Leiria, onde fica a cidade de Nazaré.

Para se ter uma ideia, da cidade de Faro, no Algarve, até a cidade de Nazaré, são aproximadamente 370 quilômetros. Uma medida que, para um país continental como o Brasil, é praticamente vizinha.

 Explorando o Algarve para viver bons momentos!

De fato, essa região é um destino para surfistas experientes e aventureiros. Com a facilidade que os brasileiros possuem de entrar em Portugal, somente com visto turismo e com o ETIAS em um futuro breve, o Algarve se torna ainda mais atrativo.

Além disso, para quem quer se aventurar em outros pontos, Peniche também atrai fãs do esporte, e fica próxima a capital, Lisboa.

E como Portugal é um país relativamente pequeno em território, fica fácil combinar vários destinos em uma só viagem.

Opções não faltam para aproveitar no país português. Desfrute das praias, da rica cultura e da saborosa gastronomia explorando o Algarve e regiões próximas!

Anúncio