Rio de Janeiro – Campeão em 2014, o Flamengo vai brigar pelo bicampeonato mundial neste domingo (13), às 15h, no Hassan Moustafa Sports Hall, no Cairo (Egito). Nesta sexta-feira, o time do técnico Gustavo de Conti superou o Lakeland Magic, filial do Orlando Magic e atual campeão da G-League (Liga de Desenvolvimento da NBA), por 94 a 71.
A final será contra o San Pablo Burgos, da Espanha, do armador Vítor Benite, que passou pelo Zamalek, o time anfitrião, por 78 a 61. O jogo terá transmissão da ESPN 3.
O cestinha do Flamengo foi o armador Yago, que terminou o jogo com 18 pontos, além de dar cinco assistências. Mas não foi apenas o desempenho individual do jogador que garantiu o triunfo rubro-negro. A equipe de Gustavinho, que também é o treinador da seleção brasileira, teve uma atuação coletiva quase que perfeita, o que ainda não havia acontecido neste início de ano.
Outros cinco jogadores terminaram com pelo menos 10 pontos. Franco Balbi (17), Lucas Martinez (14), Vitor Faverani (12), JP Batista (12) e Dar Tucker (10). Hassani Gravett e Jeff Dowtin foram os destaques ofensivos do Lakeland Magic, com 16 pontos.
Brandon Robinson não pôde entrar em quadra nesta sexta-feira, mas deve ficar à disposição para domingo. O americano testou positivo para covid-19 na chegada ao Cairo. Ele já fez novo exame, agora negativo, porém, pelo protocolo da Fiba (Federação Internacional de Basquete), são necessários dois resultados negativos em um intervalo de cinco horas, o que não foi possível antes da semifinal.
O San Pablo Burgos também não encontrou muito dificuldade para se garantir na final. O cestinha da equipe foi Jarell Eddie, que terminou com 17 pontos. Titular da equipe, o brasileiro Vítor Benite teve uma atuação apenas discreta, com quatro pontos e três assistências. Ele fechou o jogo sem acertar nenhum dos três arremessos que tentou da linha de três pontos.
Os espanhóis são os atuais campeões. No ano passado, em Buenos Aires, o San Pablo Burgos superou o Quimsa, da Argentina, em sua primeira aparição na decisão da Copa Intercontinental, considerada o Mundial. O Flamengo, além do título em 2014 sobre o Maccabi Tel Aviv, de Israel, foi vice em 2019, ao ser superado pelo AEK, da Grécia, no Rio de Janeiro.