Lewis Hamilton recebe título de cidadão honorário brasileiro

A solenidade ocorreu na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (7)

Brasília – Ele é cidadão brasileiro! O heptacampeão de Fórmula 1, Lewis Hamilton, recebeu na Câmara dos Deputados o título de cidadão honorário brasileiro, na manhã desta segunda-feira (7).

(Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

“Agora, posso finalmente dizer que sou um de vocês. Eu amo o Brasil, eu sempre amei o Brasil. É um sentimento que não consigo explicar todo esse amor que tenho recebido. Não sabia o que esperar. Vendo todos aqui, hoje, me deu uma energia maravilhosa. Muito obrigado, de todo o coração”, disse o britânico.

Hamilton destacou que tem o piloto brasileiro Ayrton Senna, morto em 1994, como héroi. “Eu tinha 5 anos de idade quando vi Ayrton Senna e, daquele momento em diante, eu soube que queria ser piloto e me tornar um campeão mundial. Gostaria de dedicar essa honraria ao meu herói, Ayrton Senna”, disse Hamilton.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, exaltou o piloto e agradeceu a presença do mesmo na solenidade. “Britânico por nascimento, mas brasileiro de coração”, destacou Lira.

O autor da proposta de conceder o título a Hamilton é o deputado federal André Figueiredo (PDT-CE) que justificou a vitória no GP de São Paulo em 2021, quando o britânico imitou um gesto do piloto brasileiro Ayrton Senna.

“O gesto de Hamilton foi importante. Ele nos ajuda a lembrar que as cores nacionais não têm partido nem dono. Essas cores representam a totalidade do povo brasileiro” afirmou Figueiredo.

Luta por igualdade racial

Lewis Hamilton ressaltou seu compromisso com a luta pela igualdade racial, elogiando a diversidade entre seus fãs brasileiros.

“Como um negro no esporte, há ainda muito progresso a ser feito, mas estou comprometido a lutar por mudanças e me inspiro ao chegar ao Brasil e ver tanta gente comprometida com o mesmo tema. Temos muitas coisas em que podemos avançar juntos”, comentou.

Anúncio