Antes de clássico contra Real, torcida do Atlético de Madrid simula enforcar Vini Jr

O jogador brasileiro Vini Jr. continua sendo alvo de insultos racistas e xenofóbicos na Espanha

Madrid – O jogador brasileiro Vini Jr. continua sendo alvo de ofensas raciais e xenofóbicas na Espanha. Nesta quinta-feira (26), um boneco, com a camisa do jogador, foi pendurado pelo pescoço em uma ponte na cidade, simulando enforcamento. Um grupo da torcida do Atlético de Madrid é acusado de ter feito o ato.

Antes de clássico contra Real, torcida do Atlético de Madrid simula enforcar Vini Jr (Foto: Reprodução – Rede Sociais)

Além do boneco, os torcedores também estenderam uma faixa com a frase “Madrid odeia o Real”, lema da torcida organizada do Atlético de Madrid, e colocaram um saco plástico na cabeça do fantoche. O Atlético de Madrid enfrenta o Real Madrid, nesta quinta-feira (26), pelas quartas de final da Copa do Rei.

Em nota oficial divulgada ainda na manhã desta quinta-feira, o Atlético de Madrid condenou o ato de racismo feito por seus torcedores. A LaLiga também repudiou o ocorrido.

De acordo com informações do jornal espanhol ‘Marca’, o grupo suspeito da autoria da ameaça é a torcida ‘Frente Atlético’, que utiliza a frase para provocar os rivais do Real.

Insultos racistas

Vinicius Junior têm sido alvo de constantes insultos racistas de torcidas rivais na Espanha. Em setembro do ano passado, também em um clássico do Real contra o Atlético de Madrid, os torcedores já havia insultado o jogador com cânticos racistas.

Outro episódio em Vini Jr. foi vítima ocorreu em um programa de TV da Espanha quando o empresário Pedro Bravo criticar as comemorações do brasileiro com danças e disse para o jogador “parar com macaquice”. Na ocasião, houve grande mobilização na internet apoiando Vini, quando surgiu a hashtag #BailaViniJr.

No dia 3 de janeiro deste ano, a LaLiga apresentou duas denúncias por cânticos racistas dos quais Vini Jr. foi alvo, durante o jogo do Real Madrid contra o Valladolid, pelo Campeonato Espanhol.

Após o jogo do Real Madrid contra o Athletic de Bilbao (ESP), Carlo Ancelotti, técnico do clube de Vinicius, saiu em defesa do atleta, que sofreu fortes vaias e intimidações por parte dos adversários.

“Vinícius é um grande jogador, muito sensível. Todo mundo o persegue, os adversários, dando pontapés, a torcida rival, às vezes o árbitro, mas a verdade é que ele recebe muitas faltas. Devemos ter em conta que ele é muito jovem. Todos o perseguem, e acho que sem razão. Eu o quero muito bem, e queremos que o respeitem um pouco mais”, disse.

O Real Madrid publicou uma foto com Vinicius Júnior e Rodrygo comemorando um gol, com a legenda “Vamos”, após a frase com o boneco enforcado ganhar repercussão na mídia. Porém, a falta de menção ao ato dos torcedores do Atlético incomodaram alguns merengues, que pedem um pronunciamento oficial do clube sobre os constantes ataques ao brasileiro.

Anúncio