Campeonato Amazonense 2022 inicia com 12 clubes na luta pelo título

Confira as equipes que disputam a temporada

Manaus – O Campeonato Amazonense de 2022 inicia nesta quarta-feira (26) com quatro jogos. Em meio ao receio de contaminações pela Covid e protocolos de segurança para evitar que a variante Ômicrom se espalhe ainda mais, o Barezão desta temporada contará com 12 equipes e promessa de muita rivalidade em campo. Manaus FC, São Raimundo, Amazonas FC, Nacional, Fast Clube, Clipper e Manauara são os times da capital. Iranduba, Operário, Princesa do Solimões, Penarol e JC FC são as equipes do interior que lutam pelo título.

(Foto: João Normando / FAF)

A fórmula de disputa conta com 11 rodadas na primeira fase, onde todos os clubes se enfrentam em turno único. Os oito melhores colocados avançam para a segunda fase da competição, enquanto os quatro piores classificados serão automaticamente rebaixados à Série B do Estadual de 2023. A partir da segunda fase do torneio, os oito classificados se enfrentam em sistema mata-mata, em jogos de ida e volta até que se conheça o grande campeão do certame.

Gavião na Arena

Atual campeão amazonense, o Manaus FC é o time a ser batido. O Gavião Real – que estreia nesta quarta-feira, às 15h, na Arena da Amazônia, diante do Fast – manteve o treinador Evaristo Piza, que levou o Esmeraldino até o quadrangular do acesso da Série C do Brasileiro. No entanto, o elenco do Manaus FC foi quase totalmente reformulado.

Vice-campeão em 2021, o São Raimundo também manteve seu comandante. Sérgio Duarte terá, novamente, a missão de levar um time com limitações financeiras, mas com muita fibra adiante no torneio. Vale lembrar que o Tufão terá calendário cheio em 2022, onde disputará a Copa do Brasil e Série D do Brasileiro, além do Barezão.

Com alto investimento, Amazonas FC promete ir mais longe que o terceiro lugar de 2021. Ex-Flamengo, o meia Ibson é o grande nome do time mais uma vez. Novato na elite do futebol amazonense, o Manauara também é um dos times que merece ser observado. Amazonas e Manauara duelam a partir das 15h30, no Estádio Carlos Zamith.

No interior, o Operário é a equipe melhor estruturada e deve dar trabalho. A começar para o São Raimundo, em duelo marcado para esta quarta-feira (25), às 15h30, na Colina. Princesa e Iranduba fazem confronto do interior, às 15h30, no Gilbertão, em Manacapuru.

Outras duas partidas marcadas para esta quinta-feira (27) completam a rodada inicial do Estadual 2022. Na Colina, às 15h30, o Nacional, do técnico Gilmar Popoca recebe o JC FC do Mister Fernando Lage. No mesmo horário, mas no Estádio Carlos Zamith, o Clipper encara o Penarol, de Itacoatiara.

Anúncio